Lábios ressecados no frio: O que fazer para deixar a boca hidratada

Conheça os cuidados necessários para evitar o ressecamento dos lábios

Lábios ressecados no frio: O que fazer para deixar a boca hidratada

Um dos problemas comuns entre homens e mulheres no frio são os lábios ressecados. Além de machucar a boca, deixando mais sensível até para comer certo tipos de alimentos, o aspecto dos lábios rachados deixam muitas mulheres preocupadas também com a estética, pois o batom acaba ficando craquelado. Outro ponto bastante incomodo é que em algumas pessoas, de tão rachado, acaba surgindo algumas feridas.

Seja por aparência ou por irritabilidade, os lábios ressecadas mechem muito com as pessoas, mas felizmente, é um problema fácil de eliminar e é possível prevenir para que você não sofra com o ressecamento posteriormente. Aprenda agora a prevenir os lábios ressecados no frio e tenha sempre uma boca impecável – até no inverno rigoroso.

Por que a boca fica ressecada no frio?

O ressecamento nos lábios pode acontecer em qualquer estação do ano causada por agentes externos, como vento, sol forte e frio intenso. No inverno, além dos agentes externos, a umidade é menor e com isso os lábios acabam ficam ressecados por falta de hidratação. Outro ponto que faz com que a boca resseque no inverno é a falta do consumo de água, que diminui com a temperatura mais baixa e essa falta de hidratação de dentro para fora, também prejudica a saúde da boca e acaba ressecando.

Quando os lábios estão ressacados e sem hidratação, pode demorar para voltar ao normal. Isso acontece por causa da saliva (principalmente em pessoas que costumam molhar toda hora os lábios com a língua), que atrapalha na cicatrização pois deixa os lábios ainda mais irritados.

Como cuidar da boca no inverno?

Para que você não sofra mais com esse problema e a partir de agora consiga prevenir os lábios ressecados, aprenda dicas que irão te ajudar:

Esfolie os lábios

Quando as pelinhas já estão nos lábios o melhor a se fazer é uma esfoliação. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a esfoliação remove as células mortas e estimula a renovação celular, produzindo novas. Além disso, deixam os lábios hidratados e livre das pelinhas do ressecamento.

Não morda ou puxe as pelinhas

Quando os lábios estão ressecados é comum surgir essas pelinhas, mas é importante ressaltar que jamais deve-se tirar essas peles com as mãos ou morder. Pode acontecer de machucar ainda mais os lábios, causando fissuras e fissuras são portas de entradas para bactérias. Se as pelinhas surgiram, esfolie, mas jamais puxe-as.

Evite lamber os lábios

Como já citado, a saliva atrapalha o processo de cicatrização do lábio partido, por isso, evite lamber. Pode ser um alívio passar a língua nos lábios ressecados e ele ficar com o aspecto menos seco, mas quando a saliva evaporar, os lábios podem ressecar ainda mais.

Hidratante labial

A hidratação é o que irá recuperar os seus lábios e devolver o brilho que deveria estar sempre. Para isso, existem produtos específicos para a boca, portanto, nada de usar seus hidratantes corporais ou faciais nos lábios, isso pode acabar agravando a situação. Esses hidratantes são chamados de lip balm, que cicatrizam os lábios ressecados e deixam a pele da sua boca sedosa. Leve sempre na bolsa e aplique quando sentir a necessidade.

Consuma bastante água

No inverno muitas pessoas diminuem drasticamente o consumo de água e isso acaba piorando a situação dos lábios. Por isso, a hidratação também deve vir de dentro para fora. Muitas vezes o frio não está prejudicando os seus lábios e sim o seu corpo dando sinais de que está em desidratação.

Evite batom matte

O batom matte é seco, por isso, pode acabar piorando a situação do seu lábios. Quando estiver com a boca ressecada, invista em batons cremosos ou gloss labial. Mas, se você não gosta dessas texturas, aplique um hidratante labial antes de aplicar o batom matte e lembre-se sempre de limpar os lábios antes de dormir.

O que é bom para passar nos lábios ressecados?

O lip balm é o melhor produto para prevenir o ressecamento e hidratar seus lábios ressecados. Ao contrário da manteiga de cacau que apenas protege os lábios dos agentes externos (vento e baixa umidade), o lip balm penetra na pele e regenera os lábios que estão partidos.

Receita caseira para hidratar os lábios

Se você procura formas naturais de hidratar os lábios, veja a receita abaixo. É uma alternativa para você que não quer investir em um lip balm ou procura uma solução mais rápida.

Hidrante labial com mel e açúcar

Essa mistura é hidratante e esfoliante ao mesmo tempo e deve ser usada por no máximo duas vezes na semana.

Veja o passo a passo:

  • Misture uma colher de sopa de mel com uma colher de açúcar refinado (os outros açúcares também servem, mas bata no liquidificar para ficar mais fino e não machucar os lábios);
  • Aplique na boca e deixe agir por 10 minutos;
  • Na hora de remover, esfregue os lábios um no outro para promover a esfoliação;
  • Remova com água corrente.

Fonte: Blog Pajaris

LEIA TAMBÉM:

Já comeu um Petit Gateau salgado? O Chef Carlos Pita te ensina a fazer

God Save The Queen – Vamos reverenciar a Escola Inglesa

Peças para apostar nesta estação

Cinco dicas infalíveis para atletas amadores

Junho Violeta reforça a importância do diagnóstico precoce do ceratocone

O poder destruidor do medo na atual crise sanitária

Ibovespa renova máxima e atinge 131 mil pontos, mas o que isso quer dizer?

PBH no vermelho? Tragédia anunciada

Os desafios da paternidade