Mau hálito? Veja 3 truques para manter a higiene bucal do pet em dia

Você sabia que a higiene bucal é fundamental para a saúde do seu pet? Confira algumas dicas para facilitar esse momento!

Mau hálito? Veja 3 truques para manter a higiene bucal do pet em dia
Escovar os dentes do bichinho pode ser difícil, mas é necessário! - Shutterstock

O momento de escovação costuma ser bastante conturbado para os pets, especialmente para os mais briguentos e ansiosos.

No entanto, independentemente das dificuldades, a higiene bucal não pode ser deixada de lado de forma alguma. Isso porque ela também influencia na saúde, sabia? Estima-se que cerca de 80% dos cães e gatos entre 3 e 5 anos apresentem doenças na boca, segundo dados da Mars Petcare.

Então, se a saúde oral é tão importante assim, melhor aprender logo algumas dicas para driblar as dificuldades e caprichar na higiene bucal do seu amigão, né? Confira três truques especiais!

Um hábito diário

Escovar os dentes é a melhor alternativa para cuidar da saúde oral e isso deve acontecer com frequência. Para desempenhar essa função, o veterinário Marcello Roza recomenda o uso de escovas macias e com cabeças pequenas, além de pastas próprias para os animais. 

E se o pet não deixar? Nesse caso, o especialista em odontologia recomenda paciência e persistência. Uma boa dica é acostumar o bichinho desde filhote com cerca de três escovações semanais, pois esse hábito facilitará muito os cuidados na vida adulta. Outra alternativa é pedir que o serviço seja feito no pet shop, junto do banho e tosa. 

Torne o momento mais divertido

Se o estresse é um dos principais problemas na hora de cuidar dos dentinhos, que tal divertir o pet? Para isso, Marcello recomenda brinquedos que, além de diversão, também estimulam a limpeza bucal, uma vez que o animal tende roê-lo, raspando a superfície dos dentes. Outro aliado nesse momento são petiscos funcionais! Atrativos, os snacks com essa finalidade também ajudam na limpeza e prevenção de doenças bucais. Legal, né?! 

De olho no cardápio

Manter bons hábitos alimentares é fundamental para garantir uma boa saúde oral, viu? Por isso, atente-se ao que seu cachorro ou gato está comendo e saiba que a dieta caseira pode ser a principal causadora de tártaro.

"O tutor deve buscar rações de qualidade, que contribuam para a limpeza oral e cuidem também da qualidade de vida. Além disso, alimentos secos, por serem mais duros, contribuem com essa higiene", indica o veterinário. 

Seguiu todas as dicas? Então, lembre-se de levar seu pet regularmente ao veterinário para ver se os truques estão funcionando e a saúde oral está em dia! 

Fonte: Marcello Roza, veterinário especialista em odontologia da Mars Petcare

Portal Alto Astral