No dia do Pão de Queijo, aproveite essa deliciosa receita!

No dia do Pão de Queijo, aproveite essa deliciosa receita!
Freepik


Redondinho e bem dourado, com a casquinha crocante e o miolo levemente puxa-puxa e sabor marcante de queijo: depois de muitos testes, muitos mesmo, chegamos ao pão de queijo ideal. Você pode preparar e assar na hora, pode guardar para assar depois ou ainda pode congelar as bolinhas cruas. Aí quando quiser pão de queijo quentinho é só levar do congelador ao forno preaquecido. Tem explicação detalhada aqui na receita.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de polvilho azedo
  • 1 xícara (chá) de polvilho doce
  • 1 ½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
  • 3 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • ¼ de xícara (chá) de óleo
  • 1 colher (chá) de sal
  • óleo a gosto para untar as mãos

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe duas assadeiras médias antiaderentes (caso não sejam antiaderentes unte com uma camada fina de óleo).
  2. Coloque a água e o óleo numa panela pequena (ou fervedor) e leve ao fogo médio para ferver. Enquanto isso, numa tigela grande, misture os polvilhos e o sal – atenção ao medir o polvilho: por ser um ingrediente leve, vá enchendo a xícara com o saco até formar um montinho e então nivele com uma faca, ou encha a xícara e dê batidinhas para o pó assentar e preencha o que faltar.
  3. Assim que a mistura de água e óleo ferver, despeje aos poucos sobre a mistura de polvilhos, para escaldar. Mexa bem com uma colher de pau (ou espátula), até incorporar todo o líquido. Espere a massa amornar. Mas espere mesmo: se ela estiver quente e você seguir a receita, vai cozinhar os ovos que serão adicionados e derreter o queijo ralado, fazendo com que o preparo desande.
  4. Adicione o queijo ralado e misture bem.
  5. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à massa – se um estiver estragado, você não perde a receita. Misture vigorosamente a cada adição, para incorporar cada ovo totalmente, de preferência com a colher de pau. A massa não vai ficar lisa, não se assuste é assim mesmo. A textura é um pouco mais rústica, com gruminhos de polvilho, e um pouco pegajosa. O importante é que todos os ingredientes estejam bem misturados, sem ficar parte líquida do ovo separada da massa.
  6. Para modelar os pães de queijo: coloque um pouco de óleo num pires para untar as mãos; com uma colher, retire uma porção da massa e enrole do tamanho de uma bola de golf  (cerca de 6 cm de diâmetro). Se a sua mão começar a ficar com massa grudada, pare, lave a mão, e unte novamente. Transfira o pão de queijo modelado para a assadeira e repita com o restante deixando espaço entre cada um – eles crescem ao assar.
  7. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até crescer e dourar. Retire do forno e sirva a seguir.

TAMANHO COQUETEL

Se preferir modelar os pães de queijo menores, do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue, fique atento ao tempo de forno. Os pães de queijo vão levar cerca de 30 minutos para ficar prontos e a receita vai render mais (cerca de 30 unidades).

PODE CONGELAR

Para congelar, leve as assadeiras com as bolinhas moldadas ao congelador. Quando estiverem bem firmes, transfira para um saco. Assim os pães de queijo não grudam um no outro. Para assar os pães de queijo congelados, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e leve os pães de queijo direto do congelador para o forno. A validade do pão de queijo congelado é de 3 meses.

Fonte: https://www.panelinha.com.br/receita/Pao-de-queijo

LEIA TAMBÉM:

Alimentação saudável, crianças saudáveis!

Expectativa do torcedor na volta da torcida a arquibancada

Coluna Squadra Celeste: Os mesmos erros

Braciola suína glaçada em geléia de damasco com musseline de pequi

Lagunitas – A IPA que conquistou o Brasil

Você é americano, atleticano ou cruzeirense?

A boçalidade da velha política de Kalil

Passo a passo de como manter uma boa postura para dirigir

Coluna Alma Alvinegra: Um Galo encardido no caminho dos adversários

O papel das forças armadas numa democracia representativa