Publicidade

BH lança Muralha BH, sistema com 12 mil câmeras

PBH anuncia Muralha BH Balcao News Rodrigo Clemente 8 10 25 PBH anuncia Muralha BH Balcao News Rodrigo Clemente 8 10 25
Objetivo é reduzir criminalidade e ampliar sensação de segurança na capital mineira. Foto: Rodrigo Clemente/PBH.
Publicidade

Projeto integra segurança, tecnologia e mobilidade urbana

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou na segunda-feira (6) o Muralha BH, um moderno sistema integrado de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, em parceria com a Prodabel.

A iniciativa tem como objetivo combater a criminalidade, aumentar a sensação de segurança e melhorar a qualidade de vida da população.

Na primeira fase, cerca de 600 câmeras já estão instaladas e em testes. Até dezembro, outras mil unidades entrarão em operação. A expectativa é de que todo o sistema esteja totalmente funcional até o fim de 2026.

Tecnologia a serviço da segurança

“O Muralha BH é um projeto que une segurança, mobilidade e inovação. Estamos trazendo para Belo Horizonte o que há de mais moderno em tecnologia urbana, para que a cidade seja um lugar onde todos possam circular com tranquilidade. Nenhum veículo entra ou sai de BH sem que a placa seja identificada”, afirmou o prefeito Álvaro Damião.

O sistema prevê a instalação de mais de 12 mil câmeras em toda a cidade, distribuídas em praças, parques, escolas, centros de saúde, vias principais e acessos urbanos.

Serão 8 mil câmeras de vigilância, incluindo 1.890 do tipo PTZ (com giro de 360º), além de 2.650 câmeras LPR, especializadas na leitura de placas de veículos, e 1,5 mil equipamentos com reconhecimento facial.

O sistema também será integrado ao monitoramento do trânsito, conectando informações de ônibus e semáforos, o que permitirá respostas mais rápidas a incidentes e melhoria na fluidez do tráfego.

Segundo o presidente da Prodabel, Fernando Lopes, o Muralha BH é “o sistema mais moderno, amplo e sofisticado em implantação no Brasil”, desenvolvido a partir da infraestrutura tecnológica já existente no município.

Publicidade

Muralha digital no Novo Anel

O projeto também contempla o monitoramento total do Novo Anel, que passou à gestão do município em junho. Nessa etapa inicial, nove pontos de vigilância já operam nos dois sentidos da via, com câmeras que identificam placas de veículos e registram movimentações em tempo real.

A previsão é de instalar 27 pontos de monitoramento, somando 170 câmeras inteligentes capazes de detectar infrações como excesso de velocidade e invasão de faixa, além de acompanhar fluxos de pedestres e motociclistas em passarelas.

Inteligência artificial e resposta imediata

As imagens captadas serão analisadas pelo Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que funciona 24 horas por dia e reúne equipes da Guarda Municipal, BHTrans, SLU, Samu, Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar.

Com o uso de inteligência artificial e algoritmos analíticos, o sistema poderá emitir alertas automáticos em casos de veículos roubados, pessoas desaparecidas ou gestos suspeitos.

Assim que o alerta é lançado, o sistema indica em vermelho a região onde o veículo circula, permitindo que a Guarda Municipal e a Polícia Militar atuem rapidamente. Caso não seja possível a abordagem imediata, os dados ajudam a Polícia Civil na investigação”, explicou o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Márcio Lobato.

Além da vigilância, o Muralha BH permitirá a criação de um banco de dados estatístico e georreferenciado, auxiliando na prevenção de crimes, acidentes e desastres naturais, com base em padrões de comportamento e rotas identificadas.

Publicidade

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this