Juliano Lopes assume Prefeitura de BH
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Professor Juliano Lopes (Pode), assumi interinamente, até o dia 18 de outubro, o cargo de prefeito de Belo Horizonte.
A substituição ocorre durante a viagem oficial do prefeito Álvaro Damião à China, onde participa de compromissos institucionais.
Durante o período, a vice-presidente da Câmara, Fernanda Pereira Altoé (Novo), exercerá a função de presidente interina da Casa Legislativa.
Terceira vez no comando da capital
Esta é a terceira vez em 2025 que Juliano Lopes assume o comando do Executivo municipal.
Em abril, ele substituiu Álvaro Damião durante missão no Peru, onde o prefeito participou de um evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Já em junho, Lopes voltou a ocupar o cargo enquanto o prefeito viajava a Israel, a convite da embaixada do país, para participar do encontro “Projetos Municipais para a Segurança Pública e o Desenvolvimento Local”.
A visita precisou ser encurtada após tensões no Oriente Médio, quando autoridades locais tiveram de se abrigar em um bunker devido a riscos de retaliação a ataques israelenses contra o Irã.
Expectativa para o período interino
Em comunicado oficial, Juliano Lopes afirmou receber o convite para chefiar interinamente o Executivo com “muita satisfação”, destacando que a nomeação segue os parâmetros da Lei Orgânica do Município (Lombh):
“Ainda que não configurada a necessidade de autorização da Mesa Diretora para que o prefeito ausente-se do município no período, nos termos do art. 84, X, da Lei Orgânica do Município, fui por ele convidado a assumir interinamente o exercício do cargo de prefeito no período da viagem, o que acolho com muita satisfação, esperando contribuir na boa condução dos assuntos da cidade”, declarou.
Durante o período em que estará à frente da Prefeitura, Lopes deve dar continuidade às agendas administrativas e acompanhar ações prioritárias da gestão municipal.
Leia também: