Comércio inicia supertrimestre otimista
O varejo de Belo Horizonte começa o supertrimestre com boas perspectivas.
De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o Dia das Crianças deve movimentar R$ 2,35 bilhões na economia da capital em outubro, crescimento de 0,33% em relação ao ano passado (R$ 2,34 bilhões).
“O levantamento mostra que 51,24% dos lojistas esperam vendas melhores que em 2024 e 30% acreditam em resultado semelhante. Para atender à demanda, 40% vão ampliar os estoques”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Brinquedos lideram as escolhas
Os produtos mais procurados devem ser brinquedos (36,36%), roupas (25,21%), calçados e cosméticos (6,6%), chocolates e guloseimas (5,37%), jogos físicos e virtuais (3,31%) e livros (1,24%).
Para a maioria dos lojistas (59%), os clientes devem comprar um presente, enquanto 31% esperam vendas de dois itens por consumidor.
Souza e Silva ressalta que a data é estratégica: “O Dia das Crianças mobiliza as famílias e garante movimentação significativa para o comércio, mesmo em cenário de cautela”.
Tíquete médio acima de R$ 150
A pesquisa indica que o gasto médio será de R$ 152,44 por presente. O valor estimado é de R$ 67,26 para brinquedos, R$ 87,07 para roupas e R$ 119,74 para calçados.
O cartão de crédito parcelado será a principal forma de pagamento (39,67%), geralmente em até três vezes. Também aparecem à vista no crédito (38,43%), PIX (16,94%) e débito (3,72%).
Marketing digital em alta
Para atrair clientes, 73,14% dos lojistas pretendem investir em ações promocionais.
Entre elas estão: divulgação de produtos (79,75%), maior variedade (54,96%), decoração especial (36,36%), facilidades de pagamento (33,06%) e vendas online (23,14%).
As ferramentas mais usadas para divulgação serão WhatsApp (88,46%), Instagram (84,62%), cartazes em vitrines (80,77%), boca a boca (51,92%), site da empresa (25%) e Facebook (3,85%).
Segundo Souza e Silva, essa tendência mostra a adaptação do setor: “O ambiente digital tornou-se essencial para aproximar os lojistas dos clientes e ampliar a competitividade com grandes redes”.
Pesquisa ouviu 242 empresários
O estudo da CDL/BH foi realizado entre 26 de agosto e 11 de setembro, com 242 lojistas da capital mineira.