Parceria fortalece inovação aberta
A Copasa oficializou sua entrada no Fiemg Lab, hub de inovação aberta da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).
A parceria foi assinada na última segunda-feira (6), durante evento realizado no P7 Criativo, em Belo Horizonte.
Com o acordo, a Copasa se torna a 6ª Indústria do Futuro do programa e passa a ocupar posição de destaque no avanço da inovação em serviços essenciais.
A iniciativa também amplia a rede de conexões do Fiemg Lab e reforça sua missão de estimular soluções inovadoras para o setor industrial.
Inovação e sustentabilidade no centro da parceria
A adesão da Copasa ao ecossistema tem como foco fortalecer a competitividade, a sustentabilidade e o relacionamento com os usuários. A empresa busca acelerar a adoção de novas tecnologias, promover trocas de conhecimento e se aproximar de startups e atores estratégicos do setor de inovação.
Durante o evento, o presidente da Copasa, Fernando Passalio, destacou que a parceria ajudará a empresa a aprimorar processos e melhorar o atendimento à população.
“Nossa intenção é utilizar essa riqueza que as startups têm — de oferecer soluções e dinamismo — para aprimorar a prestação de um serviço tão essencial e importante para o usuário”, afirmou.
O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, celebrou a entrada da companhia no programa, afirmando que a parceria “eleva a economia criativa a outro patamar”.
“O Fiemg Lab é, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor ecossistema de inovação do Brasil. E com a Copasa entrando nesse processo, ele ganha ainda mais musculatura”, destacou.
Próximos passos e desafios
Entre as ações previstas estão capacitações em inovação, acesso à comunidade Impulso Fiemg Lab, com centenas de startups, e o lançamento de novos desafios de inovação aberta pelo Programa Challenge Fiemg Lab.
Também serão desenvolvidas provas de conceito (PoCs) em parceria com startups, além de benchmarkings nacionais e internacionais, com o objetivo de incorporar boas práticas ao setor de saneamento.
Fiemg Lab: referência nacional
Criado em 2017 pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Fiemg Lab se consolidou como referência nacional em inovação aberta, sendo eleito, por dois anos consecutivos (2023 e 2024), o Top 1 Nacional Ecossistema pelo ranking 100 Open Startups.
Desde sua criação, o hub já desenvolveu mais de 300 startups, lançou 45 desafios de inovação, realizou 5,4 mil encontros de negócios, movimentou R$ 100 milhões em novos contratos e capacitou mais de 2,6 mil profissionais.
Copasa Hub: inovação a serviço da população
Lançado em 2024, o Copasa Hub atua na promoção de editais de inovação voltados à comunidade empreendedora, com foco em desafios estratégicos enfrentados pela companhia.
Desde então, a empresa já lançou sete desafios públicos, incluindo projetos sobre gestão de faturas de energia e treinamentos imersivos, este último com inscrições abertas até 13 de outubro.
Com a nova parceria, a Copasa reforça seu compromisso com a modernização do saneamento básico, aproximando inovação e eficiência dos serviços prestados à população minei