O verdadeiro significado do natal

'A grande verdade é que as crianças não se importam com valor financeiro dos brinquedos, mas sim para aqueles que deem a elas a possibilidade explorar sua imaginação.'

O verdadeiro significado do natal

Quem nunca ouviu a frase “a vida é simples, nós é que complicamos”? Isso nos faz refletir sobre diversas situações em nossas vidas, assim como na vida de nossos filhos. Em época de natal esse assunto se torna ainda mais relevante. O natal é um período festivo, onde comemoramos com nossa família, firmando nossos laços afetivos e agradecendo a Deus as dádivas da vida. Porém, na sociedade consumista em que vivemos, vemos que esses valores andam bem esquecidos, onde as festas perdem seu verdadeiro sentido. Infelizmente ao longo do tempo esta data tomou uma conotação comercial, e acabamos transferindo para os pequenos. Sei que já comentei sobre este tema no dia das crianças, mas é sempre importante tocarmos nesse assunto. Muitos pais se veem na obrigação de encher seus filhos de presentes, cada vez mais caros e tecnológicos, em detrimento do que realmente importa. Devíamos buscar tirar dos nossos filhos essa imagem do natal vinculada a presentes, principalmente em relação a valor. A grande verdade é que as crianças não se importam com valor financeiro dos brinquedos, mas sim para aqueles que deem a elas a possibilidade explorar sua imaginação. Já perceberam como as crianças passam horas brincando com areia, terra, galhos de árvore, caixas de papelão?

Aquele brinquedo que brilha, acende luzes, fala, pode até chamar a atenção em um primeiro momento, mas se ele faz tudo sozinho, qual a graça para os pequenos ? E mais ainda, esses brinquedos não ajudam em nada o desenvolvimento infantil. Voltando para o significado do natal, envolver as crianças em todos os preparativos para a festa, e até mesmo em outros rituais que possam fazer parte destes dias, é uma forma de fazer com que elas percebam que o natal é muito mais do que uma simples noite passada ansiosamente olhando para o relógio, à espera da meia noite, para finalmente abrir os presentes. Que possamos ensina-los a curtir e vivenciar verdadeiramente esse período, com magia e fantasia, mas principalmente amor a família e ao próximo.  Apresentamos assim aos pequenos o Verdadeiro Significado do Natal.