Os 15 destinos brasileiros mais desejados pelos viajantes em 2021

Pesquisa da Booking revelou destinos mais desejados em várias categorias

Os 15 destinos brasileiros mais desejados pelos viajantes em 2021

Os destinos nacionais para onde os brasileiros mais estão planejando suas futuras viagens são São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. É o que revelou uma pesquisa recentemente divulgada pelo site Booking, em que mais de mil pessoas responderam sobre suas intenções de viagem para os próximos 12 meses.

Mais de 60% dos entrevistados desejam viajar para alguma praia, enquanto os destinos de natureza em geral são o objetivo de 42% dos turistas brasileiros. Outra característica comum dos brasileiros é apreciarem viagens relaxantes (53%), enquanto 47% preferem aventuras e viagens cheias de atividades para fazer. Em qual time você está?

Confira os 15 destinos mais desejados pelos brasileiros. Nas listas a seguir, eles estão agrupados por categoria:

Praias

1. Porto de Galinhas

Quando o assunto é praia, a grande campeã é Porto de Galinhas, destino perfeito para os amantes de sombra e água fresca! A cidade pernambucana tem um centrinho bem estruturado, com boas opções de pousadas, além de alguns dos melhores resorts do Brasil (veja aqui dicas sobre os resorts de Porto de Galinhas). E o melhor: por lá, não há muito o que se preocupar em relação ao clima, já que o sol costuma brilhar o ano inteiro! Veja aqui nosso Guia de Porto de Galinhas ou e o que fazer em Porto de Galinhas.

2. Maragogi

Em segundo lugar também ficou um destino de águas claras e piscinas naturais de tirar o fôlego: Maragogi. É uma boa dica para quem quer paz ou ficar em um belo resort all inclusive, como o Salinas Maragogi, sem se preocupar com mais nada. Aliás, confira nossas dicas para escolher um dos resorts de Maragogi.

3. Florianópolis

E a medalha de bronze entre os destinos brasileiros de prata foi Florianópolis, que mistura natureza e paisagens urbanas. A capital de Santa Catarina com mais de 42 praias, que agradam todos os tipos de viajantes. Por lá, bons passeios são curtir o dia à beira-mar, fazer trilhas, passear por bairros históricos e apreciar a gastronomia local, imperdível! Leia mais dicas de o que fazer em Florianópolis e nosso post sobre os melhores resorts de Santa Catarina!

Destinos de Natureza

1. Bonito

Bonito é o lugar perfeito para quem quer contato com a natureza e uma boa dose aventura! E não à toa ficou em primeiríssimo lugar no Top 3 dos destinos de natureza mais desejados pelos brasileiros! Por lá, os passeios incluem flutuação em rios cristalinos, caminhadas e banhos de cachoeira. Leia nosso Guia de Bonito e descubra as belezas da cidade, um dos melhores lugares no Brasil para quem ama ecoturismo.

2. Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu guarda uma das grandes joias naturais do Brasil: as Cataratas do Iguaçu! A cidade que ficou em segundo lugar entre os destinos de natureza ainda inclui outras atrações como o Parque das Aves, a visita à Itaipu Binacional e também, claro, as compras no Paraguai. Leia mais sobre o que fazer em Foz do Iguaçu.

3. Chapada Diamantina

Em terceiro lugar, um dos mais belos destinos naturais brasileiros: a Chapada Diamantina, na Bahia. Lugar perfeito para quem gosta de trilhas, banhos de cachoeira, grutas e paisagens de tirar o fôlego. Confira nossas dicas para conhecer a Chapada Diamantina!

Grandes cidades

1. São Paulo

São Paulo é daquelas cidades em que é possível voltar inúmeras vezes, que sempre haverá vários passeios diferentes a serem feitos! Cosmopolita, repleta de história e atrações culturais, a maior cidade brasileira é um prato cheio para quem gosta do agito, exposições artísticas, shows musicais e boa gastronomia. Confira nossos posts com dicas de o que fazer de graça em São Paulo, passeios para fazer na Avenida Paulista e passeios no centro de São Paulo.

2. Rio de Janeiro

Uma cidade grande, conhecida pelo seu povo alegre, ávido por sol, praia, futebol e samba. Assim é o Rio de Janeiro, uma das mais belas cidades do mundo, cheia de história, atrações culturais e paisagens belíssimas – com passeios para todos os perfis de viajantes. A capital fluminense ficou na terceira colocação entre as cidades grandes brasileiras – merecidamente, não é? Confira nossos posts sobre o que fazer no Rio de Janeiro e as melhores praias do Rio de Janeiro.

3. Fortaleza

A representante do Nordeste entre as cidades grandes mais desejadas pelos viajantes brasileiros é Fortaleza. Com 2,6 milhões de habitantes, a capital do Ceará é uma cidade é bem estruturada, tem ótimos restaurantes, hotéis com preços convidativos e é um destino que permite não apenas o passeio pela própria capital, como serve de apoio para visitar cidades do litoral cearense, como Jericoacoara e Canoa Quebrada.

Cidades pequenas

1. Gramado

Gramado é um dos melhores destinos no Brasil e ficou em primeiro lugar entre aqueles de cidades pequenas! No principal destino da Serra Gaúcha não faltam atrações e a qualidade gastronômica também é ponto forte! Não deixe de conferir nosso super post do que fazer em Gramado com mais de 70 dicas para a sua viagem a Gramado e nossas dicas de hotéis em Gramado!

2. Paraty

Paraty é uma cidade que agrada a viajantes com gostos distintos. A cidade tem praias lindas e cachoeiras, mas também possui atrações históricas e uma excelente gastronomia. É o tipo de cidade que tem muita variedade de atrativos, ótima para andar a pé pelo Centro Histórico, que tem quarteirões tombados como patrimônio do IPHAN e recentemente como Patrimônio da UNESCO, e se encantar com a arquitetura dos casarões coloniais e ruas de pedra.

3. Bonito

Mais uma indicação para esse incrível destino, do qual já falamos.

Montanha/Serra

1. Gramado

Além da mais desejada entre as pequenas cidades, a capital turística da Serra Gaúcha brilhou entre os destinos de montanha.

2. Campos do Jordão

Atrás apenas de Gramado, Campos do Jordão conquistou o segundo lugar entre os destinos de serra queridinhos do Brasil! É um lugar cercado pelo charme das montanhas, influenciado pela cultura europeia, cheio de restaurantes e atividades para pessoas de todas as idades. Confira nossas dicas e o que fazer em Campos do Jordão!

3. Petrópolis

A cidade imperial é uma delícia para curtir dias de clima ameno e descobrir mais de perto um pouco da história do Brasil. Com bastante verde ao seu redor e atrações como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e a cervejaria Bohemia, Petrópolis e a região serrana do Rio de Janeiro são um convite ao sossego, sem deixar a desejar em infra-estrutura.

Destinos com oferta gastronômica

As delícias da gastronomia características dos destinos serranos e de inverno deu a Gramado e Campos do Jordão o primeiro e segundo lugares na pesquisa, quando a pergunta foi por destinos com oferta gastronômica. As duas cidades foram seguidas de São Paulo, com sua vasta oferta de restaurantes.

1. Gramado
2. Campos do Jordão
3. São Paulo

Destinos sustentáveis

1. Caldas Novas

Caldas Novas reúne uma legião de apaixonados por banhos relaxantes. Distante 300 km de Brasília e 170 km de Goiânia, a região possui uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo e oferece deliciosos banhos em águas quentes com propriedades terapêuticas. O Rio Quente Resorts é o grande destaque da região e abriga o Hot Park, um parque aquático também de águas quentes, cheio de tobogãs e piscinas deliciosas além do Parque das Fontes. 

2. Fortaleza

Uma grande cidade pode também ser um destino sustentável? Está aí Fortaleza para provar que sim!

3. Arraial do Cabo

Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro, ficou na terceira posição entre os destinos sustentáveis! As praias de Arraial do Cabo são daquelas com água cristalina, areia branquinha e muito sol – destino perfeito para entrar em contato com a natureza e curtir os dias de folga! Confira nossas dicas para organizar uma primeira viagem para Arraial do Cabo.