Outubro Rosa Pet chama atenção para câncer de mama em cadelas e gatas

É a mais frequente neoplasia em cadelas e a terceira mais frequente em gatas.

Outubro Rosa Pet chama atenção para câncer de mama em cadelas e gatas
CFMV

Durante o mês de outubro as redes sociais são tomadas pela cor rosa por uma ótima causa, a campanha mundial de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com hashtags e informações relevantes, a luta que é de todos nós, passa a receber mais atenção e desperta o alerta para que as mulheres se previnam e busquem também o auxílio de profissionais.

Mas você sabia que cadelas e gatas também merecem, e muita, atenção neste aspecto? Poucos sabem que a doença é mais comum em animais do que em mulheres. Em cadelas com propensão ao desenvolvimento de neoplasias, de todos os tumores possíveis, a probabilidade da ocorrência do câncer de mama fica entre 45% e 50%, afirma o médico-veterinário Andrigo Barboza de Nardi. O especialista tem 20 anos de experiência na área e mais de 40 estudos de oncologia publicados em periódicos científicos, toda a sua especialização, do mestrado à pós-doutorado, foi em cirurgia veterinária, com ênfase em oncologia. Já em gatas os números são inferiores, mas também chamam atenção: “A probabilidade da incidência do câncer de mama em gatas com propensão à neoplasia fica entre 20% e 30%”, diz.

A prevenção de tumores mamários em cadelas e gatas ainda é a melhor opção. A recomendação é que façam o exame frequente de palpação ao longo das duas cadeias mamárias. “O diagnóstico e o tratamento precoce da lesão ainda é a melhor maneira de proporcionar um prognóstico e, para algumas pacientes, a possibilidade de conferir a cura do tumor”, alerta Nardi. 

OUTUBRO ROSA PET

A cada ano, o Outubro Rosa Pet ganha maior adesão e, em 2020, em meio à condição de distanciamento devido à covid-19, médicos-veterinários se uniram para fortalecer a campanha de um novo jeito, por meio das mídias sociais. Coordenados pelo professor Geovanni Dantas Cassali, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está sendo promovida a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama em Animais de Companhia. 

Na programação do Outubro Rosa Pet Brasil realizará um evento on-line e gratuito, de 26 a 29 de outubro de 2020, que reunirá palestrantes de todo o país. Mais informações podem ser encontradas no Instagram @outubrorosapet e no Sympla, clicando aqui.