Pela primeira vez TSE permitirá justificativa por aplicativo

Eleições no próximo domingo deverá ter grande número de ausente nas urnas.

Pela primeira vez TSE permitirá justificativa por aplicativo
TSE

No próximo domingo o Brasil vai as urnas para o Primeiro Turno das eleições de Prefeito e para escolher seus vereadores municipais. Em meio a pandemia da COVID-19, muitos cuidados estão sendo tomados para que a ida aos colégios eleitorais não se transforme em um pesadelo. Mesmo assim a expectativa é de um grande aumento na não presença, e automaticamente na obrigatoriedade da justificativa desta ausência.

Para facilitar aos eleitores que não puderem registrar seu voto no dia 15, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai permitir pela primeira vez que a justificativa seja realizada através do aplicativo e-Título, onde o brasileiro preencherá um questionário em poucos minutos. A nova versão do app deve ser lançada ainda hoje (10).

O cidadão deverá baixar o aplicativo em seu smartphone (IOS ou Android) de forma gratuita, inserir seus dados e buscar o campo “Justificativa de ausência". Será possível utilizar o georreferenciamento de seu aparelho para o eleitor que não estiver em seu local correto de voto durante o período das eleições. A justificativa por outras razões, como motivos de saúde, por exemplo, também poderá ser feita no aplicativo, mas somente depois da eleição, num prazo de 60 dias.