Por que você deve se exercitar?

Coluna Dr. Alberto Rafael Jr.

Por que você deve se exercitar?
Freepik

Como a maioria das pessoas, você provavelmente já ouviu falar que a atividade física, incluindo exercícios, é fundamental para sua saúde. Se você estiver ativo no momento, continue a fazê-lo.  Mas talvez seja hora de se esforçar um pouco mais, tentar uma nova atividade ou encontrar novas maneiras de adicionar exercícios à sua vida diária.

Não se preocupe se você nunca se exercitou antes ou se parou de se exercitar por algum motivo.  Ao escolher e ler este artigo, você deu um primeiro passo importante para uma boa saúde.

Por que a atividade física é tão importante?

O exercício regular e a atividade física são importantes para a saúde física e mental de todos. Ser fisicamente ativo pode ajudá-lo a continuar a fazer as coisas de que gosta e a permanecer independente à medida que envelhece.  A atividade física regular por longos períodos de tempo pode produzir benefícios a longo prazo.  É por isso que os especialistas em saúde dizem que os idosos precisam ser ativos todos os dias para se manterem saudáveis.

Um dos grandes benefícios da atividade física é que existem muitas maneiras de ser ativo.  Por exemplo, você pode fazer alguma atividade física em vários horários do dia ou pode agendar horários específicos em dias específicos para se exercitar.  Muitas atividades físicas, como caminhadas rápidas, varrer folhas no quintal ou subir as escadas sempre que possível, são gratuitas ou de baixo custo e não requerem equipamentos especiais. 

Este artigo te ensina muitos tipos de exercícios e atividades físicas.  Além disso, alguma dicas para ajudá-lo a se manter ativo de maneiras que se adequam ao seu estilo de vida, interesses, saúde e orçamento, esteja você começando com exercícios e atividade física, recomeçando depois de um tempo sem fazê-lo ou ele está em tão boa condição física que pode participar de uma corrida de 3 milhas.  Esse artigo é para todos: para pessoas saudáveis ​​e para aqueles que vivem suas vidas diárias com um problema de saúde ou deficiência.

Qual a diferença entre atividade física e exercício?
Ambos os termos referem-se a movimentos voluntários feitos por você que queimam calorias.  Atividade física refere-se a atividades que movimentam seu corpo, como jardinagem, passear com o cachorro, dançar e subir as escadas em vez do elevador.  O exercício é uma forma de atividade física especificamente planejada, estruturada e repetitiva, como musculação, tai chi ou uma aula de aeróbica.

Tanto a atividade física quanto o exercício são importantes e podem ajudar a melhorar sua capacidade de realizar atividades diárias que você gosta. 

O que te aconselho?  
Há muitas maneiras de ser fisicamente ativo todos os dias.  Encontre algo que você goste de fazer, coloque-o em sua rotina regular e tente aumentar seu nível de atividade ao longo do tempo.