Tradicional Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura será inaugurado nesta quinta 26

Com peças confeccionadas em Kraft e papelão, curador Leo Piló retrata cenas da Sagrada Família

Tradicional Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura será inaugurado nesta quinta 26
Crédito: Studio Cerri

Uma mãe que acaba de dar à luz, o pai da criança e o bebê são observados de perto por um pajem com seus cachorros, em cenário tipicamente brasileiro: uma mata de coqueiros. Essa cena, que poderia ser vista em diversas regiões do país, representa, neste ano, uma das histórias mais conhecidas da humanidade: o nascimento do menino Jesus e a Sagrada Família, no 6º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, que será inaugurado no dia 26 de novembro, às 19h, com transmissão ao vivo, e poderá ser visto até o dia 6 de janeiro, nas vitrines do espaço cultural. Para assistir à Live com o artista Leo Piló, curador do Presépio desde sua criação, que exibirá os espaços construídos, é preciso retirar ingressos no Sympla, gratuitamente.

O artista e curador do Presépio Colaborativo destaca que esta edição convida a pensar sobre nossa relação com o mundo. “É tempo de sermos mais solidários e pacientes, especialmente agora. A pandemia acentua a percepção de um homem mais íntegro e integrado à natureza”, reflete.

O Kraft, o papel e o papelão são as grandes estrelas do presépio 2020, que homenageia a simplicidade, ao valorizar as pessoas comuns que transformam o mundo. Para Leo Piló, o papel Kraft é o material que substitui o plástico, principalmente em sacolas, com uso mais ecológico e menor impacto ao meio ambiente. Por não passar por processos de esbranquiçamento e ser mais natural, é menos contaminante e pode ser facilmente reciclado. A escolha do material na 6ª edição do Presépio Colaborativo é um convite à revisão de atitudes, ao lembrar que as pessoas podem reduzir impactos ambientais com pequenas mudanças, como a compra de produtos sem embalagens plásticas.