PT vê “grande obstáculo” para impeachment de Bolsonaro

Ala do partido, porém, avalia que "clima de terror" espalhado pelo atual presidente pode inibir militância petista para eleições de 2022

PT vê “grande obstáculo” para impeachment de Bolsonaro
Lula Marques/PT

Uma ala majoritária do PT tem pregado que o partido precisa defender com veemência o impeachment de Jair Bolsonaro, por, entre outros motivos, temer que o “clima de terror” espalhado pelo atual presidente atrapalhe a mobilização dos petistas para as eleições de 2022.

A avaliação é de que esse “clima de terror” pode inibir a militância do PT de sair às ruas durante a campanha eleitoral. Um dos que compartilha desse pensamento é o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), um dos mais próximos do ex-presidente Lula, de quem foi ministro.

“Nada pior para o PT do que esse clima de terror na eleição. Isso inibe a militância de fazer campanha. As pessoas têm medo de por um adesivo ‘Fora, Bolsonaro’. Muita gente não foi para as manifestações do ‘Grito dos Excluídos’ (em 7 de Setembro) por medo”, disse Padilha à coluna.

Apesar da avaliação, o deputado e outros dirigentes petistas veem um “grande obstáculo” para o Congresso Nacional aprovar o  impeachment do atual presidente: o Orçamento da União. A percepção é de que Bolsonaro conseguiu “amarrar” o Centrão por meio da distribuição de emendas parlamentares.

“O Bolsonaro formou uma base sólida com o (presidente da Câmara) Arthur Lira (PP-AL) e com o Orçamento. É preciso deslocar essa base sólida”, reconheceu Padilha. “O grande obstáculo para o impeachment é essa base sólida”, emendou o ex-ministro.

Nos bastidores, há quem avalie que o impeachment de Bolsonaro não interessa ao PT porque alçaria ao poder um personagem que pode bagunçar o cenário eleitoral: o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). Nesse cenário, o melhor seria deixar Bolsonaro sangrar até o pleito de 2022.

O post PT vê “grande obstáculo” para impeachment de Bolsonaro apareceu em Metrópoles.

LEIA TAMBÉM:

O que fazer para reduzir as dores menstruais

Coluna Squadra Celeste: Síndrome do empate

Brava gente brasileira

Desfralde consciente

Hoje é 7 de Setembro. Dia de confusão

Cerveja Puro Malte – Entenda e Beba Melhor

O que fazer quando o estresse e a ansiedade te perseguem?

Coluna Alma Alvinegra: Acorda Galo, querem nos tirar as glórias na mão grande