Regina Duarte pede Dia da Consciência Branca e critica vitimização

Atriz compartilhou vídeo de 2005 no qual o ator norte-americano Morgan Freeman afirma que o Dia da Consciência Negra é uma data "ridícula"

Regina Duarte pede Dia da Consciência Branca e critica vitimização
Michael Mello/Metrópoles

A atriz Regina Duarte foi às redes sociais, nesse domingo (21/11) para criticar o Dia da Consciência Negra, comemorado no último sábado (20/11). A ex-secretária da Cultura compartilhou um vídeo em que o ator americano Morgan Freeman diz que acha a data “ridícula”.

“Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas?”, escreveu Duarte na legenda da publicação.

“Quando vamos parar de olhar para trás e enfrentar o hoje e nos olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos… humanos? Simplesmente irmãos?”, questionou a atriz.

Após sofrer críticas, Duarte desativou os comentários no post. O vídeo foi gravado há 20 anos, no programa 60 Minutes, e Freeman afirmou ter mudado seu posicionamento sobre o assunto.

Informou Metrópoles.