Rugas do sono - Por essa eu não esperava!

Dra Elaine Campelo

Rugas do sono - Por essa eu não esperava!
Freepik

Você que está lendo agora, pare e lembre da posição que você costuma dormir. Lembrou? É aquela de lado, pernas encolhidas e se possível ainda agarrado a um travesseiro? Hummmmm… … realmente super confortável. Mas você sabia que esse momento tão relaxante pode estar contribuindo para o surgimento de rugas? Sim, são as chamadas “Rugas do Sono” – sleep lines.

Todos sabemos que dormir no mínimo oito horas por dia é fundamental para manter uma pele linda e um corpo descansado. Isso continua sendo uma verdade!

Mas se na hora do seu merecido descanso você costuma dormir de bruços, com o rosto afundado no travesseiro ou de lado, atenção: o seu “sono da beleza” pode favorecer o surgimento de linhas e rugas no colo e na face!

As “sleep lines” são rugas de expressão decorrentes da posição que dormimos, principalmente durante a noite onde passamos mais horas dormindo. Dormir em uma posição confortável é importante para carregar as energias necessárias para nossas atividades diárias, mas fique atento à regularidade das posições.

Olha o que pode acontecer quando dormimos com o rosto imprensado no travesseiro! Sem falar nas marcas na região do Colo, já que ficamos muito tempo virada de lado!

Com a idade vamos perdendo a elasticidade da pele e ao dormir de lado a face e o colo ficam comprimidos ao travesseiro e/ou colchão formando vincos (rugas do sono). Essa posição tende a formar rugas em algumas partes do corpo, principalmente ao redor dos olhos, nariz, boca e colo (entre as mamas).

Quando jovem, a pele ainda é rica em colágeno e a ruga desaparece em poucas horas, mas com a idade vamos perdendo a elasticidade natural do tecido e a ruga se torna permanente. Lembrando que essas rugas surgem depois de anos dormindo nessa posição de lado, é necessário uma constante.

Como evitar?

O conselho é variar as posições, evitar dormir de lado todos os dias! E a melhor posição para evitar essas indesejáveis rugas é dormir com a barriga pra cima. Alguns simples cuidados podem prevenir o surgimento das sleep lines. Confira algumas dicas que podem ajudar:

Durma como uma princesa:

parece coisa de filme, mas um sono de princesa pode sim salvar a sua pele. Isso porque dormir de barriga para cima é a posição ideal para você permanecer com a musculatura descansada e esticada durante toda a noite.

Prefira travesseiros macios que se adaptem a anatomia do pescoço e rosto. Escolha fronhas de seda ou cetim, pois facilitam o deslizamento do rosto e diminuem o atrito e a fricção da pele com o travesseiro.

Hidrate bem a pele:

Usar cremes de hidratação e tratamento noturnos para dormir. Enquanto você dorme, eles agem na sua pele, ajudando a combater o processo de envelhecimento.

E lembre-se: beber água também faz parte do processo de hidratação.

Para quem ainda não tem rugas, a dica é invistir em procedimentos preventivos, e quem já sofre com os sinais do envelhecimento da pele, saiba que existem vários procedimentos estéticos, que visam estimular colágeno, promovendo a atenuação da flacidez, redução de linhas e rugas como: botox, preenchimento, bioestimuladores de colágeno.

Se já estiver marcada como amenizar? Existe tratamento?

Uma vez essas rugas formadas deve ser escolhido tratamentos que estimulem a formação de colágeno como os bioestimuladores, botox e preenchimento.

Agora só resta alternar as posições para dormir à noite.

Deixar o abraço no travesseiro de lado, e colocar a barriga pra cima!! Fica a dica!