Science of Beer Institute divulga vencedores do Brasil Beer Cup 2021

Confira os destaques da edição na coluna Mais um Lúpulo! Já tomou alguma delas?

Science of Beer Institute divulga vencedores do Brasil Beer Cup 2021

Sextou Lupuladas e Lupulados! E no ritmo das comemorações de final de ano, nossa coluna Mais Um Lupulo de hoje vai destacar a divulgação dos resultados da Brasil Beer Cup 2021 (@brasilbeercup), evento já tradicional, organizado pelo Science of Beer Institute (@scienceofbeer), escola criada em 2010 e pioneira no país em diversos cursos sobre cerveja, como Gestão, Análise e Avaliação Sensorial de Cerveja; Sommelier de Cerveja e Tecnologia em Processos Cervejeiros, entre outros. E como será que as cervejarias mineiras foram nesse campeonato?

Neste ano foram 269 rótulos de cervejas brasileiras premiados no concurso, realizado em Florianópolis entre os dias 22 e 24 de novembro. Isso representa cerca de 22% do total de inscrições realizadas para o concurso. Foram 1216 cervejas do Brasil, Uruguai e México, inscritas, por categorias, em 157 diferentes estilos. Eram 270 cervejarias concorrentes, vindas de 21 estados brasileiros, sendo os três estados com maior número de cervejas inscritas: Santa Catarina, com 30%; São Paulo, com 16%; Paraná, com 15%.

A difícil tarefa de avaliar, classificar e premiar as melhores cervejas ficou à cargo de 53 juízes de 12 países do mundo, todos eles especialistas e com amplo reconhecimento no segmento cervejeiro. Após 3 dias de trabalho, o corpo de jurados definiu aos resultados que foram anunciados pelo Science of Beer Institute em uma cerimônia online na noite do dia 26 de novembro. No total foram distribuídas 83 medalhas de ouro; 94 medalhas de prata e 92 medalhas de bronze.

O estado vencedor, com o maior número de medalhas, foi Santa Catarina. As cervejarias do estado anfitrião do concurso receberam 85 medalhas. Na sequência veio São Paulo com 51, Paraná com 41 medalhas e Rio Grande do Sul com 26. Minas Gerais fez bonito, ficando com o quinto lugar, recebendo 22 medalhas. O México também teve destaque com um rótulo premiado com medalha de ouro na categoria Chilli Beer – a cerveja Amor de Verano produzida pela Cerveza Caserio (@cervezacaserio).

Entre as cervejarias mineiras com prêmios, temos a Cervejaria Wals (@walscervejas), com medalhas de ouro nas categorias Tripel e Quadrupel e a Cervejaria Sátira (@satira.brasil), que levou ouro na categoria Special Bitter, com sua English Pale Ale, e bronze com a Lager, na categoria Munich-Style Helles.

Outro grande prêmio do festival Brasil Beer Cup, que premiava de acordo com o número de medalhas, era o de Cervejaria do Ano, em três categorias: pequeno, médio e grande porte. Sua classificação se dá pelo volume de litros de cerveja produzidos por mês. As Cervejarias do Ano, em cada uma das categorias foram: Cerveja Blumenau (@cervejablumenau) de Santa Catarina, como grande porte, Bodebrown (@bodebrown) do Paraná, como médio e Masterpiece (@cervejariamasterpiece) do Rio de Janeiro como pequeno porte.

Outro destaque deste ano no Brasil Beer Cup 2021, foram as inscrições para cervejas caseiras no estilo brasileiro Catharina Sour. Julgadas em rodadas especiais pelos mesmos juízes que julgaram as cervejas comerciais, essa premiação foi uma forma de incentivo à profissionalização dos cervejeiros caseiros brasileiros promovida pela organização do concurso. Como premiação, as três melhores cervejas caseiras serão produzidas em cervejarias de Santa Catarina parceiras da competição. Legal demais né!

E as melhores Catharina Sour caseiras foram Catê, com raspberry, blackberry and strawberry do cervejeiro Guilherme Martins Grosseli de São Paulo; a Eva Catharina Sour com grist de malte pilsen, trigo e ácido, do cervejeiro Plati Pedraja do Paraná e por fim a Catharina Sunset com manga, maracujá e raspas de bergamota, do cervejeiro Robson Bertuzzo, lá do Rio Grande do Sul.

Esse foi um resumo do que de melhor aconteceu nesse evento. Caso tenha curiosidade e queira ver todos os medalhistas, basta acessar o site do evento www.beersummit.com.br .

Tenham todos uma excelente sexta, um grande final de semana e Cheers!!!

Cervejaria Blumenau recebendo prêmio de Melhor Cervejaria