Se não for tratado adequadamente, terçol pode evoluir para um calázio

Coluna Dr. Leonardo Gontijo

Se não for tratado adequadamente, terçol pode evoluir para um calázio
SCIENCE PHOTO LIBRARY

Pálpebras inchadas e doloridas são a principal manifestação do terçol, ou hordéolo, que se origina de um entupimento de uma das 40 glândulas palpebrais que desembocam entre os cílios. Estas produzem o componente oleoso da lágrima e quando entupidas, geram uma nodulação com processo infeccioso associado dessas glândulas sebáceas. Quando o terçol não é bem tratado, a coleção purulenta que se formou vai se solidificando e diminuindo de tamanho, podendo permanecer um caroço como sequela, o que chamamos de calázio, a cicatriz do problema.

Ao que tudo indica, houve um aumento da ocorrência da condição durante a pandemia. No segundo ano da crise mundial sanitária, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, publicaram um estudo no American Journal of Ophthalmology, que revelou um crescimento de casos de terçol no período de junho a agosto de 2020 em comparação com o mesmo intervalo dos quatro anos anteriores devido ao uso de máscaras. A explicação é que o ar da boca e do nariz que escapa pela parte de cima da máscara em direção aos olhos, pode acelerar a evaporação do filme lacrimal e favorecer o surgimento de uma infecção. Por esse motivo também a recomendação é vedar bem a máscara.

Junto à dor e ao edema das pálpebras relatados, o terçol provoca lacrimejamento, coceira, vermelhidão, formação de pústulas nos cílios e sensibilidade à luz. Acrescenta-se a possibilidade de deixar a visão turva quando o granuloma (nódulo) cresce muito, mas normalmente os sintomas desaparecem entre duas e oito semanas.

O oftalmologista poderá definir a terapêutica mais indicada, que costuma envolver compressas de calor, limpeza dos olhos com shampoo de bebê, uso de antibióticos orais e tópicos. O terçol deve ser bem tratado para que não complique e se torne uma celulite e nem forme sequelas, como o calázio. Havendo presença de calázio, a indicação é cirúrgica para desobstrução e remoção dessa cicatriz do terçol.

É sempre importante lembrar que algumas medidas podem ajudar a prevenir o aparecimento da patologia, portanto, lave sempre o rosto e as mãos; evite coçar os olhos; não durma de maquiagem nem use itens vencidos; evite usar lápis na parte interna dos cílios.