Session IPA – A Dica de Carnaval Mais Um Lúpulo

Coluna Mais um Lúpulo - Flávio Vouguinha

Session IPA – A Dica de Carnaval Mais Um Lúpulo
Acervo Pessoal

Oh abre alas, que eu quero sextar!!!! O carnaval chegou Lupuladas e Lupulados, mas a pandemia ainda impõe restrições e não será dessa vez que vamos poder aglomerar nas ruas, pular nos bloquinhos e seguir o trio elétrico. Mas com boa parte da população vacinada, encontros de grupos menores, churrasco com uma turma de amigos e aquele sitio com a família estão liberados. E quem sabe aí está uma grande oportunidade de você tomar uma cervejinha diferente e com maior qualidade hein!

Antes de qualquer coisa, para quem vai curtir o feriadão e está programando ficar por conta da cerveja nos próximos dias, aqui vai uma dica para você conseguir chegar bem na quarta-feira de cinzas. Pode ser batida e já amplamente conhecida, mas usar e abusar da água durante o período que estiver bebendo é o segredo. Eu adoto a tática de beber bastante água pela manhã naqueles dias que vou beber mais. Isso ajuda a criar uma reserva de hidratação. Intercalar um copo de água a cada duas ou três latinhas ajuda também. Nesse momento, prefiro água com gás, mas aí vai do gosto de cada um mesmo.

E nossa dica para o Carnaval 2022 é uma derivação do estilo India Pale Ale, ou IPA (relembre nossa coluna sobre o assunto) para os íntimos. Trata-se da Session IPA. E por que ela? O estilo IPA caiu no gosto dos brasileiros e virou uma porta de entrada para o universo cervejeiro. Mas a IPA e a maior parte de suas derivações possuem teor alcoólico acima de 6,5%, o que vai fazer o álcool virar um vilão do seu carnaval. Então, se quiser experimentar uma cerveja com amargor e sabor marcante, mas mais suave, essa cerveja é a Session IPA. Ela é a alternativa menos alcoólica da versão tradicional, tem conquistado cada vez mais público entre os IPALovers e movimentando a produção das cervejarias artesanais.

A minha preferida é a Wals Session Citra (@walscervejas), que agora possui inclusiva a versão long neck. Sua massiva quantidade de lúpulo americano Citra a torna uma explosão de refrescância e sabor. Ela possui amargor moderado e aroma bastante cítrico. Tenho a sensação que mesmo consumida em grandes quantidades, você não perde no paladar suas qualidades e nem seus sabores intensos.  E a melhor parte: apenas 3,9% de teor alcoólico, mesmo com IBU 30. Ela é muito fácil de ser encontrada em qualquer grande rede de supermercado.

Outra opção interessante é a Falke Amur Session IPA (@falkebier), recém-chegada à linha da Falke Bier. Seu nome é uma referência ao Amur, um pequeno raptor da família dos falcões. É uma cerveja bem leve que utiliza maltes claros, tem amargor médio e aroma bastante frutado e floral. Uma opção extremamente refrescante e também fácil de beber, pois possui apenas 4,3% de álcool e 30 de IBU. Você consegue comprar no app da Falke a versão de 1L do chopp em Growler. Sensacional!

Por fim, o lançamento da série Limited Lot da Cervejaria Capapreta (@cervejariacapapreta), a All Day IPA.  Como o nome fala, é uma IPA para todos os dias e para todos os momentos. Uma cerveja que abusa da refrescância e que combina com a temporada de verão, mas sem abrir mão do amargor. Uma versão mais leve de uma das coisas que mais amamos, o lúpulo. Sua receita buscou lotes e safras selecionadas de lúpulos americanos, para oferecer todo frescor dos aromas cítrico e frutado, em um conjunto leve e com teor alcoólico baixo, de 4,5%. Você encontra nos Tap House da marca na Savassi ou Vila da Serra e também pelo app. Agora é curtir o carnaval! Cheers!!!