Sofre de problemas na visão? Entenda como a fisioterapia pode te ajudar

Os exercícios frequentes podem retardar ou prevenir a degeneração macular

Sofre de problemas na visão? Entenda como a fisioterapia pode te ajudar

A prática constante de exercícios é um fato que costuma beneficiar muito o organismo, evitando o desenvolvimento de doenças relacionadas à obesidade, ao aparelho circulatório, entre outras. Mas você sabia que também é uma atividade que ajuda a prevenir doenças oculares?

Isso mesmo! Os exercícios frequentes podem retardar ou prevenir a degeneração macular, bem como outras condições que levam à perda de visão.

A forma como os exercícios auxiliam na prevenção das doenças oculares baseia-se no facto de o exercício constante previne o aumento excessivo dos vasos sanguíneos dos olhos, o que provoca a degeneração da mácula (região dos olhos responsável pelo processamento dos detalhes. Rostos, objetos próximos e outros pequenos pontos são vistos por essa parte dos olhos) e outras doenças oculares que conduzem à cegueira.

Estudos mais recentes comprovam que exercitar o corpo com frequência pode reduzir o risco de problemas de visão em 45% porque os vasos sanguíneos nos olhos mantêm seu tamanho.

As razões que dão origem a este evento são desconhecidas por enquanto, mas acredita-se que seja devido ao aumento do fluxo sanguíneo que ocorre ao fazer exercícios cardiovasculares, evitando assim, o crescimento excessivo dos novos vasos, cuja consequência é a degeneração macular. 

Em pacientes que já apresentam glaucoma, os exercícios regulares ajudam a baixar a pressão intraocular, melhorando o fluxo sanguíneo na retina (região dos olhos semelhante a uma câmera, pois captura as imagem. Sua função é ajudar o olho a se comunicar com o cérebro ou, em essência, permitir que nosso cérebro entenda o que vemos) e também no nervo óptico.

No caso dos diabéticos, a prática de exercício físico frequente também pode ajudar no controle da doença, reduzindo assim o risco de desenvolver complicações como a retinopatia diabética, que causa perda de visão em adultos. 

Isso mostra mais uma vez que praticar esportes não ajuda apenas o sistema circulatório e a tonificação muscular.  A prática de exercícios gera uma série de benefícios que vão além do que imaginamos, como a prevenção de doenças