Tenha tempo de qualidade com seus filhos

Coluna Paternidade Consciente - Guto D'Assumpção

Tenha tempo de qualidade com seus filhos
Blog Leiturinha

No mundo atribulado que vivemos, onde uma rotina intensa e o trabalho nos consome por completo, o tempo que temos com nossos filhos se torna cada dia mais importante. Não há nada melhor que estar perto de quem amamos, e nossos filhos também amam estar perto de nós, tornando-se essencial que esse tempo seja aproveitado da melhor forma possível.  Quando se fala em tempo de qualidade não estamos falando de quantidade de horas, mas um momento de interação e relacionamento que deve ser utilizado para fortalecer os laços e o diálogo. Nesses momentos o diálogo é muito importante para entendermos o que a criança está sentindo, suas angustias, suas preferências, buscando conhece-las melhor. Com isso conseguimos entender melhor suas aflições, inseguranças e limites, facilitando o entendimento de comportamentos diversos. Isso dará muito mais segurança para eles se abrirem, deixando o relacionamento cada vez mais transparente.

O mundo da criança é muito dinâmico, em pleno desenvolvimento, e precisa ser acompanhado continuamente por nós. Ao praticarmos atividades com nossos filhos, além da conexão afetiva, temos a possibilidade de acompanhar seu desenvolvimento e momentos muito importantes para eles. Na verdade, acabam sendo momentos de aprendizado mutuo onde, além de ensinarmos a eles, também acabamos aprendendo demais.  Essa interação acaba abrindo caminho para um outro fator importante, a troca de afeto entre pais e filhos. Nossos filhos sabem que os amamos, mas demonstrar claramente isso, abraçando, beijando, acolhendo nos momentos difíceis faz toda a diferença. Uma criança acolhida e feliz tem muito mais segurança para seguir seu desenvolvimento de forma mais sólida. Por isso devemos otimizar o tempo que passamos com os pequenos, com qualidade e entrega. Se temos pouco tempo, devido a nossa própria rotina, devemos aproveitar cada segundo com eles, transformando-os em momentos realmente proveitosos e especiais. Sempre que estou com a Sofia me dedico por inteiro a ela, brincando nos parques ou  brincando de boneca. Esse é o meu momento com ela, e nessa hora nada mais importa. Então transforme esses momentos em experiências únicas, positivas e saudáveis. Sabemos que cada família tem sua própria rotina e necessidades, e não existe a famosa fórmula mágica. A chave é organização e dedicação em prol das pessoas mais importante desse mundo, os filhos.

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do portal Balcão News.

Qual é a sua reação ao ler esse conteúdo?

like
1
dislike
0
love
1
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0
Guto D'Assumpção é pai da Sofia, para quem dedico todo o meu amor. Estar presente no dia a dia, com amor, carinho, empatia e dedicação, é o caminho para ajudar nossos filhos a trilharem o caminho do bem. Mostrar a ela que todos podemos ser e alcançar o que quereremos, com humanidade, amor e igualdade. Consultor e empresário. Leia sua coluna toda terça-feira no Balcão News!