Iniciativa no Dia Mundial do Turismo
Em celebração ao Dia Mundial do Turismo, neste sábado (27), a Prefeitura de Belo Horizonte lançou um guia de roteiros turísticos autoguiados. A ação, desenvolvida pela Belotur, amplia o acesso a atrativos culturais e gastronômicos da capital, valoriza a identidade local e oferece experiências para turistas e moradores.
O material está disponível no Portal Belo Horizonte.
Três roteiros iniciais
Nesta primeira etapa, o público tem acesso a três roteiros de um dia.
-
Navegando a Diversidade: celebra a comunidade LGBTQIAPN+ e o caráter acolhedor da cidade.
-
Entre Rios e Ruas: explora a poesia urbana das águas que cortam Belo Horizonte.
-
Cultura e Gastronomia: conecta visitantes aos marcos culturais e sabores que renderam a BH o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.
Outros roteiros, com durações que variam de um dia a uma semana, serão lançados nas próximas fases.
Experiência acessível e conectada
Os roteiros foram pensados a partir das dinâmicas urbanas e do perfil turístico da capital, permitindo mobilidade e autonomia. Adaptáveis a diferentes meios de transporte, como bicicleta, transporte público, carro ou caminhadas, os percursos são integrados a aplicativos como Google Maps e Waze.
A iniciativa se conecta a projetos locais, como Bares com Alma e Menuuh, reforçando a identidade cultural de Belo Horizonte.
Turismo como vivência da cidade
“Queremos que cada roteiro seja um convite para que turistas e moradores vivam a cidade de perto, nas ruas, bares, mercados e feiras. Mais do que trajetos, o guia mostra que BH está sempre pronta para receber encontros, experiências e memórias”, afirmou Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Referência internacional
O desenvolvimento do material considerou boas práticas de roteiros autoguiados adotadas em outras capitais do mundo. O objetivo foi reunir as soluções mais eficientes e inspiradoras para criar uma experiência completa, plural e acessível.
Nova marca turística de BH
O guia integra as ações de promoção do posicionamento turístico “Te Encontro em BH”, lançado no último Salão do Turismo.
A estratégia busca consolidar Belo Horizonte como destino vibrante, reconhecido pela cultura, gastronomia e hospitalidade.
Leia também: