Vacinação infantil contra a Covid-19 já!

A Fiocruz divulgou, no último dia 21, um estudo que mostra a importância da vacinação das crianças para o combate a Covid-19

Vacinação infantil contra a Covid-19 já!

Após muita pressão pública e da comunidade científica, o governo federal resolveu liberar a vacinação das crianças contra a Covid19. Mas, como não poderia ser diferente, impôs barreiras para dificultar o procedimento. Qual o sentido de se cobrar prescrição médica para que a criança possa se vacinar, se proteger? É somente mais um dos absurdos de um governo federal que ignora estudos e indicações científicas, enquanto propaga sandices a todo tempo. Mas o problema agora é que, não bastasse deixar a população adulta em perigo, faz o mesmo com as crianças. Nada pode ser mais sádico que deixar os pequenos vulneráveis a uma pandemia, por pirraça. Impor essa prescrição vai acabar recaindo sobre as crianças mais pobres, que não tem acesso a médicos. Enquanto academias e sociedades de medicina apontam para a urgência da vacinação infantil, por política, todos seguem sendo ignorados pelo governo federal. 

A Fiocruz divulgou, no último dia 21, um estudo que mostra a importância da vacinação das crianças para o combate a Covid-19. O estudo afirma que essa estratégia é importante para a cobertura vacinal da população, que segue em tendência de estagnação, segundo o próprio estudo.

“A ideia é essa, a gente só vai conseguir alcançar uma cobertura vacinal ótima para população brasileira se a gente incluir as crianças, só dessa forma que a gente vai ter para população total uma cobertura vacinal que seja suficiente para bloquear a circulação do vírus”, explicou Raphael Guimarães, pesquisador do Observatório Covid19 da Fiocruz. 

Vários países já iniciaram a vacinação de crianças a partir de 5 anos, como EUA, Portugal e Alemanha, seguindo orientações da OMS. No Brasil a ANVISA, entidade responsável para tal, também já liberou, dependendo somente de o governo federal ter a boa vontade de seguir orientações técnicas, e não políticas.

E quando dizemos que, de acordo com estudos, a vacina infantil é eficaz contra a Covid19, estamos falando da eficácia e segurança da vacina para crianças, é importante destacar que se trata de um produto que é específico para este público. A vacina infantil desenvolvida pela Pfizer tem composição e dosagem diversa da que está sendo utilizada para maiores de 12 anos. Embora as crianças geralmente tenham riscos menores que os adultos mais velhos quando infectados pela covid19, elas também podem ser vítimas da doença., e isso não pode ser ignorado.

Como diz a Carta dos pediatras do Brasil “A carga da doença na população brasileira de crianças é relevante, incluindo até o momento milhares de hospitalizações e centenas de mortes pela covid-19 no grupo etário em questão, além de outras já demonstradas consequências da infecção em crianças, como a covid19 longa e a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P), todas elas de potencial gravidade neste grupo etário". 
Por isso, nós pais temos que lutar pelo direito que nossos filhos têm de se vacinarem e se protegerem contra essa doença que já matou centenas de milhares de pessoas, e que continua sendo enorme ameaça a todos nós. Eles não podem ser vítimas de uma politicagem vil, a mesma que nós mesmo fomos há tempos atrás. Vacinação infantil contra a Covid19 já !!!!

Um feliz e próspero ano novo a todos.

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do portal Balcão News.

Qual é a sua reação ao ler esse conteúdo?

like
1
dislike
1
love
2
funny
0
angry
0
sad
1
wow
0
Guto D'Assumpção é pai da Sofia, para quem dedico todo o meu amor. Estar presente no dia a dia, com amor, carinho, empatia e dedicação, é o caminho para ajudar nossos filhos a trilharem o caminho do bem. Mostrar a ela que todos podemos ser e alcançar o que quereremos, com humanidade, amor e igualdade. Consultor e empresário. Leia sua coluna toda terça-feira no Balcão News!