Veja 6 hábitos que engordam e saiba o que fazer para mudá-los

O controle do peso é considerado um fator de prevenção para diversas doenças, incluindo problemas cardíacos e alguns tipos de câncer

Veja 6 hábitos que engordam e saiba o que fazer para mudá-los

O controle do peso é considerado um fator de prevenção para diversas doenças, incluindo os problemas cardíacos e alguns tipos de câncer.

Em publicação recente, a Associação Americana do Coração, que reúne os cardiologistas dos Estados Unidos, apontou que, em relação à saúde do órgão, os hábitos alimentares importam mais do que a dieta a ser seguida.

Para os que querem emagrecer ou apenas manter o peso em um patamar saudável, é importante estar atento à qualidade nutricional das refeições, evitar o excesso de gordura e sal e manter a prática cotidiana de atividades físicas.

Veja os 6 principais hábitos que engordam:

1. Ficar muito tempo sem comer
Ficar muito tempo sem comer é um dos erros alimentares que mais contribuem para o ganho de peso.

Muitas pessoas dizem que não têm tempo ou acham que se comerem irão engordar, mas fazer lanches saudáveis entre as refeições principais é um costume essencial para o bom funcionamento do corpo.

Ao ficar muito tempo sem comer, é normal ter mais dificuldade para controlar a fome e maior vontade de consumir alimentos calóricos, principalmente os ricos em açúcar.

O que fazer: É recomendado comer a cada três ou quatro horas, pois assim é possível controlar a glicemia, evitar comer demais nas refeições principais e manter o metabolismo do corpo em alta.

2. Consumir carnes gordurosas
Comer muita carne é um hábito que traz malefícios à saúde, como o aumento do colesterol e do ácido úrico.

As carnes, principalmente as vermelhas, são ricas em gorduras e seu modo de preparo costuma levar óleo e manteiga.

Bacon e carnes embutidas são as piores escolhas, pois além de possuírem mais gordura e sal, também são ricos em conservantes, corantes e intensificadores de sabor, aditivos que são tóxicos para o organismo.

O que fazer: Dar preferência às carnes brancas e peixes, limitando o consumo de carne vermelha para apenas dois dias por semana. Também é recomendado optar por cortes mais magros e sem gordura.

3. Tomar refrigerante
Os refrigerantes são bebidas ricas em frutose, um tipo de açúcar que aumenta o risco de resistência à insulina e de diabetes. Além disso, essas bebidas contêm sódio e cafeína, que, em excesso, provoca alterações na pressão arterial e causa a retenção de líquidos.

O que fazer: Dar preferência a bebidas naturais como sucos sem açúcar, chás e água. Outra opção é tomar água com gás saborizada com frutas.

4. Consumir poucas fibras
As fibras são essenciais para regular os níveis de glicose e colesterol circulantes no corpo. Também ajudam a promover saciedade e colaboram para o bom funcionamento intestinal.

O que fazer: Consumir pelo menos 1 porção de fruta por dia e, nas refeições principais, incluir pelo menos uma fonte de fibras.

5. Não ler o rótulo dos alimentos
Os alimentos industrializados são ricos em gorduras, açúcares e sal, pois esses ingredientes são baratos e ajudam a preservar o alimento por mais tempo, aumentando a sua validade.

Ao não ler os rótulos, as pessoas não sabem os ingredientes usados e não percebem que estão tendo uma alimentação prejudicial à saúde.

O que fazer: Antes de comprar ou consumir qualquer produto, ler o rótulo afim de identificar ingredientes que possam ser prejudiciais para a saúde. Quanto menos ingredientes, mais saudável é o alimento.

6. Adicionar muito sal nas refeições
É comum que o sal seja utilizado no preparo das refeições como forma de realçar o sabor. No entanto, o excesso de sal pode provocar aumento da retenção de líquido e favorecer o desenvolvimento de hipertensão.

O que fazer: Utilizar como alternativa ervas aromáticas, que também realçam o sabor dos alimentos e são mais saudáveis. (Com informações do portal Tua Saúde)

O post Veja 6 hábitos que engordam e saiba o que fazer para mudá-los apareceu em Metrópoles.