Você é o que come!

Coluna Confusão - José Francisco Resende

Você é o que come!
Reprodução

Alô a todos.

Depois da polêmica envolvendo a Rede Mundial de Sanduíches Mc Donald, o fast- food teve que tirar do seu cardápio aqui no Brasil os chamados novos Mac Picanha, que são sanduíches que, de acordo com a empresa, utilizavam aromas de picanha e não a picanha em si, apenas um molho com este sabor integrava os ingredientes do lanche, é bom a gente ficar alerta com aquilo que comermos sem saber de verdade o que é.

Você compra leite “longa vida” e além de muitos não prestarem atenção porque é LONGA VIDA e não vida eterna. Mas já olhou os componentes da caixinha?

Por exemplo, sabia que o leite possui gorduras saturadas, citrato de sódio, trifosfato de sódio, dighidrogênio de fosfato dissódico e monofosfato dissódico, um mínimo de leite integral e grande quantidade de lactose, que, caso você seja intolerante – o que é muito comum - e o seu o organismo recebe a lactose sofre, então, com algumas consequências: Além da produção de muitos gases, o que pode ser desconfortável e constrangedor, o corpo pode ter prisão de ventre, dor muscular, fadiga e dor de cabeça. Assim como uma frequente falta de concentração.

Mas não se trata de demonizar o leite. São muitos alimentos que são vendidos a você sem que você conheça. Por exemplo: Sem alongar muito, os extratos de tomate vendidos em sachês, te oferecem 1,5 gramas de açúcar, quando o seu organismo não precisa deste alimento nesta quantidade; e mais: São 176 miligramas de sódio, quando você precisa como valor diário de apenas 7 miligramas.

E os sucos “naturais” vendidos em caixinhas? Além de uma quantidade considerável de água, esses sucos ainda oferecem goma xantana, aromatizantes, corantes, sucralose (que é um corante artificial) acessulfame de potássio e até ANTIESPUMANTE.

Mas... como tudo isso veio á tona? Muito simples: um internauta (que já tinha anos atrás, IDENTIFICADO QUE UM PRODUTO NESTLÉ NÃO ERA FEITO COM CHOCOLATE ALPINO, ERA FEITO COM CHOCOLATE COMUM; podemos observar que se trata de um internauta exigente, que vai atrás, procura informação detalhada, busca saber o que é feito, como é feito, como é entregue?...) simplesmente descobriu ou sentiu que o hambúrguer Mac Picanha não era feito de picanha. E divulgou sua revolta na internet, através das redes Instagram e Facebook. E não está fora o Burguer King. Após polêmica do 'McPicanha', Burger King é proibido de vender 'Whopper Costela' sem costela. Daqui a pouco estão vendendo pão de queijo sem queijo, pizza sem massa... e a gente comendo tudo porque “é moda. Faz um favor pra você mesmo: - Leia pelo menos o que pode te fazer mal quando você não conhece no produto, ou não experimente este ou aquele alimento só porque é modinha. Você corre o risco de se intoxicar como um Mc Idiota.

Até a próxima semana.

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do portal Balcão News.

  • Adriana
    Adriana
    Matéria muito boa! Sugestões sempre são bem vindas! Também tenho uma sugestão para quem quer emagrecer e estar em paz com a balança! https://bit.ly/RedumaxEmagrecedor
    25 days atrás Responder  Curtir (0)
  • Judite carvalho de Oliveira
    Judite carvalho de Oliveira
    meu Deus!! eu sou gulosa..
    25 days atrás Responder  Curtir (0)

Qual é a sua reação ao ler esse conteúdo?

like
5
dislike
0
love
2
funny
0
angry
1
sad
4
wow
1
José Francisco Resende - Advogado, Mestre e Doutor em Comunicação Social. Foi superintendente da Lar Imóveis, pós graduando em pericia criminal e investigação forense, foi coordenador de Marketing da Federação do Comércio, Bens e Serviços – Fecomércio MG, coordenador nacional de marketing da Pharlab – Indústria Farmacêutica e CEO da Multicom do Brasil, empresa de Comunicação de âmbito nacional. Foi consultor do Grupo Balcão e especialista de comunicação. Palestrante do SEBRAE MG. Leia sua coluna toda sexta-feira no Balcão News!