No próximo dia 15 de março comemora-se o Dia do Consumidor e, junto com isso, o olhar das lojas físicas e virtuais estão se voltando para a melhor forma de conquistar os clientes nessa data. Não é novidade que, desde o seu crescimento causado pela pandemia do coronavírus, o e-commerce se tornou a melhor forma de realizar vendas. Para se ter uma ideia, um relatório da NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop, plataforma com mais de 70 mil lojas virtuais na América Latina, mostra que as compras virtuais saltaram de 22% para 33% em 2020.
A data pode ser o momento perfeito para que os lojistas olhem para o que os consumidores mais procuram e comecem a valorizar suas vontades. Quando a pandemia acabar, com certeza o perfil dos consumidores vai ter mudado de uma forma definitiva, já que os mesmos se sentiram mais confiantes nos últimos meses de consumirem tudo de forma online. É importante que os lojistas comecem a se atualizar sobre a vontade dos consumidores e encontrem formas de conquistar mais público e torná-lo fiel através de estratégias.
Além disso, a expectativa da Ebit|Nielsen é que o e-commerce cresça 26% em 2021 e atinja um faturamento de R$110 milhões. Números como esses apenas afirmam a importância de aplicar técnicas que possam consolidar o negócio no mercado online. Por isso, é importante deixar claro para quem deseja impulsionar as vendas, que o marketing digital é a melhor opção não apenas neste, mas em qualquer cenário. É uma forma de usar estratégias para divulgar seus produtos e desenvolver a sua marca que pode criar uma conexão maior com os seus consumidores.
Abaixo, esclareço algumas dicas para impulsionar de forma estratégica o seu negócio. Confira:
1. O primeiro passo é investir em marketing
Para quem deseja conquistar um público fiel, a principal iniciativa deve ser aplicar o marketing de conteúdo e de relacionamento. O principal objetivo do marketing de conteúdo é criar e divulgar conteúdos para o público-alvo da empresa, fazendo com que os clientes criem uma identificação com a marca. Enquanto isso, o marketing de relacionamento se baseia em criar uma relação de confiança com o público para que ele acredite no seu negócio e no que ele oferece e seja fiel a ele. Essa é uma ótima forma de fazer com que o negócio seja uma referência para o consumidor.
2. Crie campanhas de remarketing
Essa é uma forma importante de fazer publicidade online direcionada aos visitantes do seu site. Quando as pessoas optam por criar campanhas de remarketing, é importante levar em consideração os produtos que têm mais destaque no site. Dessa forma, é mais fácil saber o que os principais interesses dos usuários, além de aumentar as chances de obter boas taxas de conversão. Além disso, é uma forma de atingir de forma específica não somente quem já visitou o site, mas também pessoas que procuram por produtos relacionados ao que a pessoa vende.
3. Escale o seu negócio
Para começar a escalar e crescer o negócio é importante entender a necessidade de investir e reinvestir em tráfego. A verdade é que o negócio online se resume ao tráfego e, quem tem mais tráfego, vende mais. Então se o seu negócio não tem grandes resultados, provavelmente é porque o seu tráfego não está sendo o suficiente. Pensando nisso, é importante pensar em pegar parte do faturamento do negócio e reinvestir em tráfego. É uma ótima forma para alcançar mais pessoas e resultados.
4. Construa o seu negócio e a sua marca
Quando todo o seu trabalho está voltado para investir em campanhas de marketing, os resultados do negócio começam a se basear nisso. Então, se você deixa de investir o dinheiro, consequentemente seus resultados caem. Isso não é sustentável. É importante pensar em estratégias a longo prazo, como criar um canal do youtube, ter um blog com conteúdo voltado para o seu público ou até mesmo investir nas mídias sociais. O essencial é nunca focar somente em tráfego pago e separar um tempo para construir coisas que irão funcionar por um tempo maior.
5. Produza conteúdos
Um dos principais pontos para criar uma maior identificação com os clientes é a produção de conteúdos. Para um ponto de partida, as pessoas podem começar respondendo dúvidas da sua audiência. Não importa a área que esteja, é normal que os clientes tenham algumas dúvidas sobre processos ou produtos. Então, essas dúvidas podem ser respondidas por texto e, às vezes, até por vídeo. Além disso, produzir conteúdos sobre temas relacionados à área atuada e sobre curiosidades que o público-alvo possa ter, é uma ótima alternativa para começar a se posicionar online.
6. Ajude seu público
Para quem deseja conquistar resultados com o marketing digital, uma das principais preocupações deve ser ajudar o público-alvo de verdade, sem ficar se preocupando com a concorrência. Quando os conteúdos começam a ser produzidos é importante que a preocupação esteja somente em ajudar de verdade quem acompanha os seus negócios. É dessa maneira que se ganha ainda mais credibilidade com quem te acompanha sempre, além de conquistar mais clientes e aumentar o número de vendas. Por fim, também é uma boa maneira para ir ganhando mais espaço e se tornar um especialista na área em que atua.
Fonte: Alex Vargas, empreendedor digital com mais de 800 mil inscritos no seu canal do Youtube e fundador da Núcleo Expert. Conheça clicando aqui.
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