A Fecomércio MG participou de uma pesquisa feita pelo Governo do Estado sobre o perfil do turista que visita Minas Gerais. Esse mapeamento é o estudo mais recente e completo sobre o turismo, que não era produzido desde 2017. O resultado foi divulgado pelo governo do Estado e a diretora da entidade e conselheira Estadual de Turismo, Valéria Clara Carmo, e as analistas de turismo Luciana Ferreira e Milena Soares representaram a Fecomércio MG.
Na ocasião, foi lançada também a campanha “A liberdade mora em Minas”, desenvolvida pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
O objetivo da campanha é fomentar o turismo regional, nacional e internacional para Minas Gerais, para colocar o estado como a primeira escolha de destino dos viajantes.
Quem são os turistas que visitam Minas?
A pesquisa revelou que as mulheres são 55% dos visitantes, representando a maioria. Atualmente, 98% do público que frequenta o estado é brasileiro. Desse total, 50% das pessoas que fazem turismo no estado são de Minas Gerais, 23% são de São Paulo e 9% dos turistas são do Rio de Janeiro. Para a diretora da Fecomércio MG, Valéria Clara Carmo, Minas Gerais tem se consolidado como um destino importante dentro do Brasil e prova disso é sua colocação como segundo destino mais procurado no país. “Valores importantes para os novos turistas que, cada vez mais, buscam por destinos que oferecem variedades em seus atrativos, e que são facilmente encontrados no Estado”, explica.
Importância do Comércio
A pesquisa apontou ainda que o gasto médio do viajante aumentou 51%, passando de R$ 704,00 ano de 2017, para R$1.066,00 em 2022. E também mostra que 20,01% dos gastos feitos nas viagens foram direcionados para as compras. O que revela a boa avaliação do comércio entre os turistas: numa escala de 01 a 10, a classificação média dos visitantes foi de 8,58. “Nesse sentido, o comércio tem um papel importante na retomada do setor”, conclui a diretora.
O estudo foi realizado ao longo deste ano, e teve como base informações coletadas dos turistas, como principais motivos, nível socioeconômico, expectativas sobre produtos e serviços consumidos, além do reflexo de gastos financeiros incorridos durante a estada em Minas Gerais.