Alunos da equipe de robótica Lego Bros, da Escola SESI José Bento Nogueira, de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, conquistaram um troféu no Torneio Internacional de Robótica, realizado de 12 a 14 de maio, na California, nos Estados Unidos.
A premiação na categoria “Projeto de Inovação” da FIRST LEGO League reconheceu o trabalho desenvolvido por seis estudantes matriculados entre o 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) e a 2ª série do Ensino Médio.
Nessa condição, segundo explicou Nathan Monticeli, analista da Gerência de Educação Básica do SESI e operador do Torneio de Robótica no estado, as equipes precisam identificar um problema real no escopo do desafio da temporada. Dessa forma, os estudantes criam uma solução para o desafio, compartilham as experiências nessa jornada e, por fim, apresentam o projeto aos jurados.
Conforme ainda Monticeli, o trabalho dos alunos consistiu na identificação de pontos de superaquecimento que podem surgir em placas fotovoltaicas, afetando o funcionamento do equipamento, podendo danificá-lo. Para solucionar o problema, a equipe consultou especialistas e fornecedores dessas estruturas para desenvolver um sistema de monitoramento das placas por meio de um aplicativo que monitora, em tempo real, as condições desses dispositivos.
“Além de todo o conhecimento técnico adquirido durante a participação nessa competição, como investigação, precificação de projetos, uso de ferramentas de gestão estratégica, criação de textos e documentos normalizados, conceitos de programação e mecânica, os alunos também desenvolveram habilidades comportamentais importantíssimas para o mercado de trabalho que envolvem trabalho em equipe, inclusão, compartilhamento, respeito, criatividade, empatia, gestão de tempo, entre outras habilidades que os tornam diferenciados”, ressaltou Monticeli.
A Lego Bros foi classificada para a competição norte-americana depois de consquistar o primeiro lugar geral no Torneio Nacional de Robótica, realizado em Brasília, em março de 2023. Na etapa regional, ocorrida em Belo Horizonte, os estudantes ficaram em 2º lugar geral.