Carnaval 2024 de Minas Gerais receberá incentivo de R$5 Milhões da Cemig
O carnaval de Minas Gerais em 2024 receberá um incentivo significativo da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A empresa anunciou o lançamento do edital Carnaval da Liberdade Cemig 2024, que destinará um montante total de R$5 milhões para projetos artísticos relacionados ao carnaval, incluindo blocos, blocos caricatos e escolas de samba. Os interessados em concorrer a esse patrocínio já podem se inscrever no edital desde a última sexta-feira (27/10).
Cemig e Governo de Minas anunciam o incentivo na casa de show Autêntica
Durante uma coletiva de imprensa realizada na casa de show Autêntica na tarde de sexta-feira (27/10), a Cemig, juntamente com o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), lançaram um chamamento público para os projetos carnavalescos. O objetivo é apoiar as iniciativas que contribuam para as festividades em diversas cidades de Minas Gerais durante o período do carnaval.
De acordo com a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, o investimento na cultura do estado tem o potencial de impulsionar a economia local, com hotéis, bares e restaurantes recebendo um fluxo maior de foliões. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, também ressaltou a importância do incentivo para fortalecer Minas Gerais como um dos principais destinos do carnaval no país.
Inscrições gratuitas abertas até 30 de novembro
As inscrições para o edital Carnaval da Liberdade Cemig 2024 são gratuitas e estarão disponíveis até as 23h59 do dia 30 de novembro. Os interessados podem se cadastrar no site da Cemig, preenchendo um formulário específico. Projetos relacionados ao Carnaval da Liberdade, alinhados com as categorias previstas e em conformidade com as manifestações culturais da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) de 2023, serão considerados no processo de seleção. Aqueles que ainda não possuem projetos inscritos na Leic poderão cadastrá-los na plataforma da Secult até a data limite e, em seguida, preencher o formulário da Cemig no site www.cemig.com.br.
Carnaval da Liberdade
Os projetos submetidos ao edital devem apresentar a autorização para captação ao projeto (Certificado de Aprovação – C.A) no momento da habilitação.
Para seleção das propostas, serão utilizados critérios como: cumprimento dos requisitos; apresentação do custo per capita (valor total do projeto dividido pela estimativa de público); adequação e aderência em relação ao tema Carnaval da Liberdade; exequibilidade da proposta; relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU); criatividade e inovação; realização de parcerias e articulação da rede; e acessibilidade e inclusão.
A Cemig decidirá os valores a serem repassados a cada projeto, de acordo com a avaliação e a classificação de cada proposta nas etapas de seleção. De acordo com a legislação vigente, o atendimento à iniciativa pode ser parcial, ou seja, ter o aporte mínimo de 20% do valor necessário para execução do projeto. Neste caso, a proposta deverá ser ajustada à verba determinada.
Cronograma
A seleção dos projetos aprovados nos termos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura será realizada a partir do recebimento das propostas e consistirá em três etapas. A primeira será a de análise dos projetos, publicação do resultado preliminar e fase de recurso; a segunda será de análise documental da regularidade e adequação dos documentos; e a terceira etapa é a da divulgação do resultado definitivo.
A comissão julgadora fará a análise técnica dos projetos entre os dias 27/10 e 15/12/2023. A previsão é de que o resultado preliminar do edital seja divulgado no dia 18/12. O prazo de habilitação dos projetos selecionados, após prazo recursal, será entre os dias 21/12 e 05/01. No caso de algum dos projetos não apresentar a documentação necessária será chamado o próximo classificado. A expectativa é de que o resultado definitivo dos projetos aprovados seja publicado no dia 08 de janeiro de 2024.
Leia mais:
Cemig seleciona projetos sociais voltados para o esporte