9 entre 10 comerciantes estão otimistas.
Os empresários do comércio em Minas Gerais estão otimistas em relação ao desempenho de seus negócios no ano de 2024, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG.
A pesquisa envolveu empresários do comércio varejista em todas as regiões do estado e foi realizada entre os dias 03 e 15 de janeiro de 2024.
Conforme Nadim Donato, presidente da Fecomércio-MG, “a pesquisa oferece insights valiosos sobre as expectativas dos empresários mineiros do comércio, destacando tanto otimismo quanto cautela para alguns empresários em relação ao ambiente de negócios em 2024.” “Outra percepção trazida é a importância do cartão de crédito para o varejo mineiro, já que os comerciantes esperam que 6 em cada 10 pagamentos realizados no semestre serão por meio do cartão de crédito. Os meios de pagamento com maior representatividade foram o cartão de crédito parcelado com 33,6%, cartão de crédito à vista, 23,7%, e o PIX com 11,4%.”, destaca Nadim Donato.
Principais conclusões da pesquisa:
- Expectativas para 2024:
- 44,3% dos comerciantes esperam que o ano de 2024 seja melhor do que o anterior para seus negócios.
- 46,0% acreditam que o mercado permanecerá no mesmo patamar comparado a 2023.
- 7,3% expressam preocupação com fatores como o cenário político e econômico do país, preços elevados dos produtos e o endividamento do consumidor, indicando preocupação com uma possível piora no desempenho de seus negócios.
- Vendas para o primeiro semestre de 2024:
- Cerca de 50% dos comerciantes acreditam que as vendas para o primeiro semestre de 2024 serão melhores do que o semestre anterior.
- 46,4% esperam que as vendas não sejam melhores que o último semestre do ano.
- Motivos para a melhoria nas vendas incluem otimismo, aquecimento do comércio e ação específica da loja. Já para aqueles que acreditam que as vendas não serão melhores, citam endividamento do consumidor, preços altos dos produtos e momento econômico do país.
- Ações planejadas pelos empresários para impulsionar as vendas:
- Promoções (32,1%)
- Divulgação/propaganda (24,1%)
- Atendimento diferenciado (14,5%)
- Diversificação do mix de produtos (7,3%)
- Impacto das datas comemorativas no primeiro semestre de 2024:
- Quase 60% dos negócios do comércio varejista em Minas Gerais esperam ser impactados pelas datas comemorativas do primeiro semestre de 2024 em relação a 2023.
- Dia das Mães é a data com maior impacto nos negócios, seguida por Carnaval, Dia dos Namorados e Páscoa.
- Meios de pagamento esperados:
- Comerciantes esperam que 6 em cada 10 pagamentos realizados no primeiro semestre sejam feitos por meio do cartão de crédito.
- Meios de pagamento com maior representatividade: cartão de crédito parcelado (33,6%), cartão de crédito à vista (23,7%) e PIX (11,4%).
- Avaliação do segundo semestre de 2023:
- 60% dos empresários consideraram que as vendas dos últimos seis meses do ano atenderam às suas expectativas em relação ao primeiro semestre.
- Comparando o segundo semestre de 2023 com o mesmo período de 2022, 77,6% dos empresários relataram resultados melhores ou iguais.
- Em comparação com o primeiro semestre de 2023, 71,8% perceberam estabilidade ou melhora.
A pesquisa fornece uma visão abrangente das expectativas e estratégias dos empresários do comércio em Minas Gerais para o ano de 2024, destacando fatores como otimismo, desafios percebidos e planos para impulsionar as vendas.