Professor de BH entre os 10 melhores do país por suas práticas

Professor PBH 10 melhores Balcao News 23 1 24 Professor PBH 10 melhores Balcao News 23 1 24
Sua prática fez com os alunos pudessem aplicar conceitos dessas disciplinas para resolver situações que envolvem ciência e tecnologia/PBH.

Fábio é coordenador do Clic da PBH.

O professor Fábio Fialho Meneguesso, da Rede Municipal de Belo Horizonte, teve suas práticas de ensino de ciências reconhecidas como algumas das 10 melhores do país pelo Limitless Space Institute, nos Estados Unidos.

Fábio é o coordenador do laboratório de ciências do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), da Prefeitura de Belo Horizonte. Seu enfoque em práticas educacionais inovadoras nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) contribuiu para que os alunos pudessem aplicar conceitos dessas disciplinas para resolver situações que envolvem ciência e tecnologia.

O reconhecimento conquistado por ele garantiu sua participação no Programa Limitless Global Educator, uma capacitação de 12 meses que incluirá um treinamento presencial em Houston, nos EUA, programado para meados deste ano. Esse programa é apoiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e outras instituições.

As despesas relacionadas à viagem serão custeadas pelo programa.

A instituição sem fins lucrativos LSI, que atua em educação e pesquisa voltadas para o avanço e exploração humana para além do nosso sistema solar, também reconheceu práticas de mais 10 educadores da Nigéria.

O programa selecionou um total de 20 iniciativas em 2024, sendo 10 de cada país. Durante a formação, os selecionados participarão de visitas a Houston, palestras, workshops e deverão desenvolver um trabalho de conclusão utilizando os conhecimentos adquiridos.

O professor inscreveu práticas desenvolvidas com alunos de diversas escolas que utilizam os laboratórios do Clic para enriquecer o conteúdo aprendido em sala de aula.

Essas práticas buscam proporcionar aos estudantes a integração de conceitos das disciplinas, incentivando a investigação e propostas de soluções para problemas propostos, com os professores atuando como mediadores.

Entre os projetos desenvolvidos, destaca-se a websérie “Clube Lubi Nuci”, onde episódios contêm práticas experimentais realizadas no laboratório de ciências. O professor medeia as experiências dos personagens centrais, garantindo acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Outras atividades incluem experimentos sobre o sistema nervoso, a criação de uma catapulta usando robótica para entender conceitos de distância e força, e a construção de foguetes com seus respectivos circuitos.

A Prefeitura de Belo Horizonte tem investido no fortalecimento da política de aulas experimentais nos laboratórios, com mais de R$ 7 milhões investidos em Kits de Ciências para escolas da Rede Municipal em 2022.

Atualmente, são 103 laboratórios – um por escola – com previsão de mais 43 unidades até o final de 2024.

O Clic é um centro de aprendizagem criativa que visa promover inovação e criatividade na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, oferecendo atividades extracurriculares em espaços estimulantes para promover o aprendizado.

Leia mais:

Estrada Real: Cachoeiras de Diamantina

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade