Cachoeiras de Diamantina.
Diamantina guarda uma série de atrativos naturais, lugares perfeitos para quem gosta de aventura pela natureza, ecoturismo e um bom banho de rio.
E as suas cachoeiras são um dos principais atrativos turísticos da região, verdadeiramente um paraíso natural em meio à Serra do Espinhaço.

A Cachoeira da Toca é um lugar mágico de natureza preservada, uma das mais conhecidas e tradicionais da região.
Circundada por formações rochosas e vegetação de cerrado, a Cachoeira da Toca tem uma queda d’água de 15m de altura e 15m de largura, formando pequenos filetes de água e uma grande piscina natural, com aproximadamente 8 m de profundidade.
Perfeita para banhos refrescantes, sua água é morna com uma temperatura em torno de 22 graus.

As cachoeiras da Sentinela e dos Cristais, inseridas no Parque Estadual do Biribiri, uma área de preservação ambiental que abriga uma rica biodiversidade, são um convite para quem busca harmonia e contato com a natureza em meio às belezas do cerrado.

Com pequenas quedas formadas a partir de uma sequência de degraus, que variam de 1 a 5 m de altura, a Cachoeira da Sentinela está situada em uma bonita área, com formações rochosas entremeadas de vegetação de campos rupestres.
Seus poços de água naturais, quentinhas e cristalinas, convidam a um banho relaxante, que transformam as margens do rio em verdadeiras praias de água doce.

Cercada por uma grande variedade de flores silvestres típicas do cerrado, a Cachoeira dos Cristais é uma das mais frequentadas no Parque por sua beleza e suas duas quedas d’água.
Uma ótima opção para mergulhos e banhos refrescantes, as quedas d’água possuem dois metros cada uma, com diversos filetes e poços d’água cristalinas, além de uma bela piscina natural, ideal para relaxar e aproveitar o dia.
Localizada no distrito de Conselheiro da Mata, a Cachoeira das Fadas, é o cartão postal do distrito e um oásis em meio ao sol escaldante.

Com uma queda d’água de 25 metros e águas verdes esmeraldas, a Cachoeira é circundada por densa mata de transição e de galeria e afloramentos rochosos. Além da bela paisagem envolvente, espere encontrar um ótimo ambiente de paz, sossego e tranquilidade.
A queda d’água faz parte da sub-bacia do Rio Pardo, afluente do Rio das Velhas.
O distrito, distante a 48 quilômetros de Diamantina, é mesmo mágico, cercado por mais 20 cachoeiras, é um lugar maravilhoso para quem gosta de banhos, trilhas e lazer em área verde. Com árvores de pequeno porte, vegetação rasteira e solo de pedra e cascalho, o distrito tem um pé no sertão de Guimarães Rosa.
Enfim, as cachoeiras de Diamantina são um ótimo lugar para relaxar e aproveitar a natureza. As trilhas que levam às quedas d’água são bem sinalizadas e fáceis de percorrer.
E para quem gosta de aventura, é possível praticar rapel e outros esportes.
Bora conhecer um dos tesouros naturais da Estrada Real!
Estrada Real: VIVA, EXPERIMENTE, DESCUBRA!
Daniel Magalhães Junqueira
Instagram: @institutoestradareal