Governo federal vai liberar R$ 564 milhões do PAC Seleções.
Belo Horizonte receberá do PAC Seleções, que receberá R$ 317 milhões para a aquisição de cerca de 100 ônibus elétricos que serão incorporados à frota do transporte coletivo municipal.
A Prefeitura de Belo Horizonte assegurou junto ao governo federal R$ 564 milhões dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções – que investe em áreas essenciais à saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos.
O anúncio dos recursos para a capital foi feito hoje, em Brasília.
A maior parte da verba que Belo Horizonte receberá do PAC Seleções será destinada à mobilidade, que receberá R$ 317 milhões para a aquisição de cerca de 100 ônibus elétricos que serão incorporados à frota do transporte coletivo municipal.
Em setembro de 2023, a PBH lançou o Plano de Mobilidade Limpa, quando foi apresentado um projeto para a substituição de 40% da atual frota, até 2030, por ônibus com energia limpa, entre os quais ônibus elétricos.
O Plano prevê a redução da emissão de carbono e alinha o município aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Em outubro de 2023 começaram os testes com ônibus elétricos na capital. O primeiro modelo testado foi da BYD. O teste abrangeu 6 das 9 regionais do município de Belo Horizonte, especialmente a regional Centro-Sul. Em nova etapa de testes, ainda este mês, quatro empresas iniciarão novos testes para operar com elétricos em BH: Ankai Brasil, Volvo, Marcopolo e BYD.
Essas empresas foram selecionadas por meio de chamamento público para um Acordo de Cooperação Técnica, de estudos e projetos operacionais para futuras contratações e licitações. O objetivo é a incluir ônibus movidos a combustíveis não fósseis, de modo a contribuir com a qualidade do meio ambiente urbano e gerar maior eficiência ao sistema de transporte e conforto aos usuários.
Veja as opções das fabricantes Ankai, Volvo, Marcopolo e BYD
Ankai Brasil oferece modelos com autonomia entre 250 km e 350 km, ideais para a média diária de operações urbanas no Brasil. Os ônibus são econômicos em termos de custo por km rodado e apresentam avançados recursos de segurança, como uma construção monobloco que garante maior rigidez torcional e eficiência energética.
Volvo tem seus ônibus 7900 Electric equipados com motores elétricos potentes e opções flexíveis de carregamento, suportando tanto sistemas de carregamento por cima quanto por conectores CCS. Além disso, a Volvo incorpora extensas soluções de segurança e sustentabilidade, focando na eficiência energética e redução de emissões.
Marcopolo destaca-se com o modelo Attivi Integral, um veículo 100% desenvolvido no Brasil. Este modelo oferece uma autonomia de até 280 km e capacidade para 81 passageiros, contando com um tempo de recarga de até 4 horas. Marcopolo utiliza tecnologia de baterias LFP, conhecidas pela segurança e estabilidade térmica, e está envolvida em parcerias que focam no ecossistema completo de eletromobilidade.
BYD – O modelo BYD D9A, que está sendo testado em BH, possui autonomia de até 250 km com uma carga completa e capacidade para 78 passageiros. Este ônibus destaca-se pelo seu chassi tubular em aço de alta resistência, motor integrado nas rodas do eixo traseiro e suspensão pneumática com ajuste de altura. Também inclui sistema de freios a disco com ABS e funcionalidade regenerativa para maior segurança e eficiência. A iniciativa faz parte do Plano Mobilidade Limpa da cidade, visando a renovação da frota para opções mais sustentáveis.
Cada uma dessas opções traz atributos distintos que podem influenciar a decisão final baseada em fatores como custo, autonomia, capacidade de passageiros e características de segurança. As escolhas podem refletir não apenas nas necessidades imediatas de transporte, mas também nos objetivos de longo prazo de sustentabilidade e eficiência energética da cidade de Belo Horizonte.