Fiemg analisa redução da taxa Selic

Fiemg Selic fevereiro 2024 Balcao News 1 2 24 Fiemg Selic fevereiro 2024 Balcao News 1 2 24
FIEMG expressa sua preocupação com o nível restritivo da taxa de juros/Fiemg.

Entidade vê sinais de desaceleração econômica.

A FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) reconheceu como positiva a quinta redução consecutiva da taxa Selic, anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

A queda foi de 0,5 ponto percentual, passando de 11,75% para 11,25% ao ano.

No entanto, a FIEMG enfatiza a necessidade de dar continuidade e até acelerar o ciclo de cortes na taxa básica de juros.

O último relatório Focus destacou a redução das expectativas de inflação para 2024, que deverá encerrar o ano em 3,81%.

Em contrapartida, as projeções de crescimento do PIB indicam sinais de desaceleração econômica em 2024.

O investimento em máquinas e equipamentos na construção civil e em outros ativos recuou 10,7% em outubro de 2023 em comparação a outubro de 2022, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Diante desse cenário, a FIEMG expressa sua preocupação com o nível restritivo da taxa de juros, que pode resultar na queda dos investimentos no país, comprometendo a capacidade produtiva e o futuro da economia.

A federação reitera seu compromisso em buscar um ambiente econômico propício ao crescimento e destaca a importância de uma taxa de juros mais baixa e estável para impulsionar investimentos no setor produtivo e estimular a economia brasileira.

Leia mais:

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade