Tendência em ascensão, turismo de experiência busca proporcionar aos turistas e visitantes experiências únicas e autênticas, oferecendo oportunidades de interação com a cultura, a história e a natureza do destino visitado.
Oferecer uma interação diferenciada, construindo uma relação emocional do viajante com o local, a cultura e as pessoas.
Junte-se à receita os cinco sentidos para produzir experiências únicas e quase indescritíveis.
Afinal, somos seres guiados por instintos básicos: olhar, ouvir, tocar, cheirar e saborear são atividades que nos fazem perceber o mundo de forma única.
Assim são as experiências oferecidas pelos municípios do Circuito Villas e Fazendas, que se destacam pela cultura, natureza e, especialmente, as pessoas repletas de talento e conhecimento.
Na pequena e acolhedora Catas Altas da Noruega, o turista tem a oportunidade de degustar azeites artesanalmente produzidos, despertando sensações e sabores únicos, além de auxiliar na rotulagem das garrafas.

A Estância do Pinheiro, a 900 metros de altitude, tem mais de 3 mil oliveiras de diferentes idades que produzem um azeite surpreendente, onde o turista é conduzido pela beleza dos olivais antes de degustar o puro suco da azeitona.
Já no Sítio da Anatália, o turista poderá aprender a preparar o doce de leite e a customizá-lo com geleia de frutas de sua preferência.
E enquanto o doce esfria, aproveita para se refrescar na cachoeira vizinha e depois, poderá apreciar o seu doce, com direito a um café farto.

Catas Altas da Noruega oferece ainda diversos atrativos naturais, como as Cachoeiras da Água Limpa e do Jequitibá, além é um riquíssimo patrimônio histórico e cultural, como o Museu e Arquivo Histórico Memorial Padre Luiz Gonzaga Pinheiro, localizado em um casarão centenário em estrutura de madeira com vedação em pau-a-pique.
E que tal preparar um drink único! Em Itaverava, o charmoso universo do Gin na Destilaria Pedra Brilhante é a atração.
Lá, além da produção de cachaça de alta qualidade, a Destilaria também produz um gin fascinante, com um toque mineiro, onde o turista aprende todo o processo de produção e cria o seu blend de ervas, acompanhando a destilação da bebida e
apreciando o aroma que envolve o espaço e, ao final leva a sua criação para casa.

Em Piranga, o turista pode se lançar em uma jornada única no ateliê Artcool, customizando esculturas do artista Felipe Rodrigues, que compartilha suas peças e ferramentas.
Ao final, é possível degustar uma taça de vinho ao ar livre e apreciar o belo pôr do sol.

Piranga ainda resguarda importantes estruturas históricas, como o Núcleo Historio Urbano de Pinheiros Altos com várias igrejas, cercado por inúmeras montanhas e matas nativas.
Além de ser contemplada com belezas naturais, possuindo pelo menos 26 cachoeiras em seu município.
Sem dúvida, conhecer e vivenciar a Estrada Real através destas experiências é garantia de sair com memórias incríveis e uma variedade de delícias e presentes.
E aí, qual o tipo de lembrança deseja levar na bagagem!?
Estrada Real: VIVA, EXPERIMENTE.
109
Daniel Magalhães Junqueira
Leia mais:
Turismo Rural: Circuito Trilhas dos Inconfidentes na Estrada Real