Turismo Rural – Circuito Trilha dos Inconfidentes
O turismo rural é uma tendência no setor de viagens, de acordo com a pesquisa realizada pela SPRINT Dados com o apoio institucional do Ministério do Turismo e da Rede de Turismo Rural Consciente (Rede RDC). Segundo a pesquisa, 74% dos turistas que buscam o segmento procuram o interior para contemplar a natureza.
O convite ao contato com a natureza, cultura e boa gastronomia, é a máxima do turismo rural e na Estrada Real. O turista encontra uma grande variedade de opções, desde pousadas e fazendas que oferecem atividades como passeios a cavalo, trilhas ecológicas e degustação de produtos locais, até comunidades tradicionais que preservam suas tradições culturais.
Destacamos os roteiros de experiências dos municípios que integram a Trilha dos Inconfidentes, que proporciona uma viagem cheia de descobertas históricas, onde o visitante poderá vivenciar toda a rotina dos agricultores e, o melhor, a oportunidade de degustar os exemplares do Queijo Minas Artesanal, do Queijo Reino e de queijos finos.
Mas nem só de queijo é feita a rota. Há fazendas de café, passeios a cavalo, caminhadas diurnas e noturnas, tudo em meio a cenários naturais encantadores.
Em São Tiago, o Tratour Gastronômico é a experiência oferecida pela Fazenda Serrinha, onde os turistas são recebidos no pátio da fazenda e ouvem um pouco sobre a história do café.

A seguir, um passeio em uma carretinha puxada por trator ao redor da propriedade é a atração, regada a uma exuberante vista panorâmica, passando por caminhos da fazenda de café, inclusive, em áreas de reserva ambiental.
Após o passeio no trator, em meio ao cafezal, é realizada uma explicação do manejo cafeeiro, do pé à xícara, seguida da degustação de cafés, quitandas da fazenda, queijos, assim como outros produtos de parceiros locais em um belo café da manhã ou da tarde, no meio da natureza.
Já na Fazenda do Engenho, em Ritápolis, o Café & Galope é a experiência, com direito a um delicioso café mineiro servido com todos os produtos da fazenda e um passeio a cavalo.

Os turistas poderão escovar, raspar, selar e iniciar o contato com os animais. Seguindo para a pista onde o turista terá a oportunidade de montá-los, sempre sob a supervisão dos experientes fazendeiros.
O local é convidativo para um bate-papo, relaxamento e contemplação da natureza.
Em Resende Costa a experiência na Fazenda Pimenta tem início com a visitação ao entorno da sede, começando pelo pasto, curral e queijaria, onde são explicados os processos que envolvem a criação do gado e a produção do leite e do queijo, e com direito a degustação do Queijo Minas Artesanal (QMA), em seus diferentes estágios de maturação.

O passeio continua pelas demais dependências da propriedade: galinheiro, paiol de milho, casinha do “munho” de pedra, chiqueiro, poço de peixes, pomar, lavoura e horta, ocasião em que os visitantes poderão inclusive colher frutos e vegetais que farão parte do café, almoço, brunch ou jantar, com ingredientes produzidos na fazenda (incluindo a charcutaria).
Finalizando no aconchego do fogão de lenha, o turista se delicia com uma típica comida mineira em uma cozinha com vista para a mata, uma ótima oportunidade para aquele “cafézim” pós refeição.
E que tal vivenciar o manejo na fazenda de porcos!? Em Entre Rios de Minas essa é a experiência oferecida pela Fazenda Luiziânia. Uma imersão na natureza, contando com vasta área de proteção ambiental.

Lá os visitantes são recebidos no espaço do laticínio e dali, seguem a pé, por um trecho de aproximadamente 1 km, em torno da área onde os porquinhos se encontram, dentro da propriedade, onde poderão observar a interação e alimentação dos animais, além de poderem sentir a natureza ao seu redor e aprender sobre o manejo da fazenda.

Ao final da experiência, o turista tem a chance de degustar produtos de charcutaria, cachaça, queijos, mel, geleia e pão artesanal produzidos na propriedade.
Viva experiências incríveis junto ao modo de vida tradicional rural mineiro!
Estrada Real: VIVA, EXPERIMENTE, DESCUBRA!
Daniel Magalhães Junqueira
Instagram: @institutoestradareal
108