A era das peruas elétricas ainda é incipiente, especialmente na Europa, onde a preferência pelo design clássico das station wagons persiste.
Até recentemente, a lista de opções era limitada, incluindo modelos como a MG5 Electric, a Nio ET5 Touring e a Porsche Taycan Sport/Cross Turismo. No entanto, surge uma novidade aguardada: a BMW i5 Touring. Vamos explorar os detalhes desta inovadora adição ao mundo dos veículos elétricos.
Dimensões surpreendentemente iguais, mas com maior espaço no porta-malas
A BMW i5 Touring chega ao mercado europeu com um preço inicial de 72.200 euros (R$ 384.737), posicionando-se como uma alternativa premium para os entusiastas de veículos elétricos. Surpreendentemente, as dimensões da versão Touring são praticamente idênticas às do sedã correspondente, com 5,06 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,52 metro de altura.
Um destaque que chama a atenção dos consumidores em potencial é o amplo espaço no porta-malas da i5 Touring, comportando entre 570 e 1.700 litros. Em comparação, o sedã oferece 490 litros de capacidade, proporcionando uma vantagem significativa para aqueles que valorizam a versatilidade no transporte de carga.
Motorização e bateria
No que diz respeito à motorização e à bateria, a BMW i5 Touring mantém as mesmas opções oferecidas no sedã. A versão com tração traseira, conhecida como eDrive40, entrega 340 cv/250 kW, enquanto a versão M60, com tração integral, oferece robustos 601 cv/442 kW. Uma terceira opção, a xDrive40, com tração integral e 394 cv/290 kW, em breve se juntará à linha.
Todas as variantes compartilham uma bateria de 81 kWh, proporcionando uma impressionante autonomia de cerca de 500 quilômetros. Embora a i5 Touring tenha uma ligeira redução na autonomia em comparação com o sedã, atingindo 560 km, ainda se destaca como uma opção viável para os consumidores que buscam eficiência e alcance notável.
Concorrência e comparativos de desempenho
Ao analisarmos o mercado, a BMW i5 Touring enfrentará concorrentes distintos. A MG5 Electric, com dimensões mais compactas e preço inicial de 35.490 euros, não se equipara ao padrão de luxo da i5 Touring. Por outro lado, a Porsche Taycan Sport Turismo, embora ofereça uma opção premium, apresenta um preço inicial significativamente mais alto, começando em 92.100 euros.
Uma possível alternativa seria a Nio ET5 Touring, disponível por 59.500 euros, oferecendo tração nas quatro rodas com 489 cv/360 kW e uma autonomia de 435 km. No entanto, seu espaço no porta-malas é menor em comparação com a i5 Touring, destacando a vantagem desta última em termos de versatilidade de carga.
Perspectivas futuras e comparativos pendentes
Enquanto aguardamos mais informações sobre a VW ID.7 Tourer, é interessante observar que a i5 Touring oferece um equilíbrio impressionante entre potência, autonomia e espaço no porta-malas. O sedã da BMW i4 também surge como uma alternativa viável, com capacidade de carga semelhante.
Em última análise, o cenário das peruas elétricas está ganhando diversidade, e a BMW i5 Touring se destaca como uma opção atraente para os consumidores europeus em busca de um veículo elétrico premium, combinando elegância, desempenho e funcionalidade. Com um preço competitivo e características impressionantes, a i5 Touring promete conquistar seu espaço no mercado automotivo elétrico.