Valor do pedágio deve ser reduzido em 11,21%.
O contrato prevê investimento de cerca de R$ 9 bilhões em 232 quilômetros, trecho que vai do entroncamento com a BR-365 (A), em Belo Horizonte, até chegar ao ponto de entroncamento com a Antiga União e Indústria (bairro Triunfo), em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
O valor do pedágio em 11,21%, segundo se comprometeu a corretora.
Vale lembrar que, desde o ano passado, representantes do Governo de Minas e da União vêm se reunindo para tratar de obras de infraestrutura consideradas prioritárias para Minas Gerais, entre elas a relicitação da BR-040.
“Em Minas, já temos visto os excelentes resultados das concessões estaduais realizadas pela nossa gestão, com R$ 1,5 bilhão investido pelas empresas até agora. A concessão da BR-040 vai tornar mais segura uma estrada essencial para o transporte de cargas e para os viajantes, avaliou o governador Romeu Zema.
“É certo que os mineiros ganham mais confiança e conforto nas estradas concessionadas, porque as melhorias agilizam deslocamentos e ajudam a reduzir prejuízos por causa de buracos ou falhas da pista. Agora, vamos acompanhar para que as obras sejam concluídas”.
No geral, estão planejadas diversas ações para melhorias, como duplicação, criação de vias marginais, adição de faixas extras, implementação de dispositivos de melhoria, manutenção e reparo do pavimento, além de prestação contínua de serviços aos usuários ao longo de todo o período de concessão.
Presente no leilão, o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, destacou a importância do resultado dessa relicitação.
“A BR-040 é um eixo logístico de suma importância para Minas Gerais. O leilão de hoje renova a esperança de milhares de mineiros que trafegam diariamente pela estrada. Além disso, vai trazer mais investimentos, mais segurança e trafegabilidade no trecho de Belo Horizonte a Juiz de Fora”, disse.
O objetivo principal da concessão é melhorar a capacidade da rodovia, tornando o transporte mais eficiente e reduzindo o tempo de viagem. Todo o processo de concessão está sob responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Especificamente estão entre as melhorias previstas: duplicação de quase 164 quilômetros; 42 quilômetros de faixas adicionais; 15 quilômetros de vias marginais; 34 correções de traçado; 14 viadutos; 57 pontos de ônibus; uma rampa de escape; 14 quilômetros de ciclovias; 17 barreiras acústicas; sete caixas de produtos perigosos; 11 passagens de fauna; implantação de um Ponto de Parada de Descanso (PPD); oito passarelas; 18 retornos em nível.
A expectativa é a de que com a concessão sejam implementadas melhorias para os mineiros que utilizam a rodovia, como aumento de capacidade, aprimoramento de serviços e adoção de tecnologia, incluindo sistema de iluminação em curvas côncavas com restrição de visibilidade; sistema de análise de tráfego e detecção automática de incidentes.