O Peugeot 208 Roadtrip é uma excelente opção para quem busca um hatch compacto com bom desempenho, conforto e economia.
O Peugeot 208 Roaftrip demonstrou um desempenho surpreendente em testes de consumo urbano, (quase 11 km/l) e desempenho, (acelerando de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos).
Bom desempenho do motor 1.6 aspirado
Apesar de não contar com a tecnologia turbo presente em muitos concorrentes, o motor 1.6 do 208 Roadtrip, que também é utilizado em modelos da Citroën e da própria Peugeot, oferece um desempenho competente.
A aceleração de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos é apenas 2 ou 3 segundos mais lenta que a dos modelos turbo de GM, Hyundai e VW, uma diferença que dificilmente afeta a experiência de condução diária.
Com etanol, o motor gera até 120 cv de potência, com um torque de 15,7 mkgf a 4.500 rpm, suficiente para garantir boas acelerações e retomadas de velocidade em trajetos urbanos.
Preço e itens de série
Com base na versão Active, o Peugeot 208 Roadtrip é importado da Argentina e custa R$ 105.990. Contudo, promoções podem reduzir o preço para R$ 100.990. A cor Branco Nacré, entre outras, adiciona R$ 1.950 ao valor final, com o Preto Perla Nera sendo a única cor sem custo adicional.
A lista de equipamentos de série é generosa, incluindo ar-condicionado, quatro airbags, teto panorâmico, faróis full LEDs, retrovisores, vidros e travas elétricas, carregador de celular por indução, câmera 180° com sensores, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, bancos com revestimento de couro, tecido e alcântara, sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade, central multimídia com tela de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, chave tipo canivete e direção com assistência elétrica.
Design e conforto
Esteticamente, o 208 Roadtrip não difere muito das versões convencionais, exceto por detalhes como adesivos laterais, emblema na coluna C, adesivo de teto, aerofólio em Black Piano e rodas de 16″ com efeito Black Diamond. O interior é um ponto forte, com acabamento superior aos concorrentes diretos, ausência de rebarbas e peças mal encaixadas, além de materiais de boa qualidade.
O espaço interno é um pouco justo devido às medidas do carro (4,06 metros de comprimento e 2,54 m de entre-eixos), há ajustes de altura e profundidade para banco e volante, o que deixa o carro confortavel. A posição elevada de condução e o sistema i-Cockpit da Peugeot garantem uma posição perfeita ao dirigir. No banco traseiro, o espaço é adequado para pernas e cabeças.
Experiência de condução
O 208 Roadtrip oferece uma boa dinâmica de condução, com respostas rápidas em acelerações e retomadas. O câmbio automático de seis velocidades, cumpre bem sua função. Os modos Eco e Sport ajustam o desempenho para priorizar consumo ou esportividade.
A suspensão do 208 é equilibrada, oferecendo muito conforto sem ser excessivamente rígida. Em curvas, o carro mantém a estabilidade e segurança, evidenciando a evolução da marca no ajuste de seus veículos.
Consumo de Combustível
Um ponto de destaque é a eficiência no consumo de combustível. Os dados oficiais do Inmetro indicam médias de 7,7 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol, e 11,1 km/l e 12,9 km/l com gasolina, respectivamente. Durante o nosso teste, o 208 Roadtrip alcançou quase 10,8 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada.
O Peugeot 208 Roadtrip é uma excelente opção para quem busca um hatch compacto com bom desempenho, conforto e economia. Apesar de não ter um motor turbinado, o 1.6 aspirado oferece uma condução prazerosa e eficiente, especialmente em ambiente urbano. Com uma lista robusta de equipamentos de série e um acabamento interno de alta qualidade, o 208 Roadtrip se destaca no segmento.