Roscoe celebrou o projeto Vale do Lítio na Bolsa Nasdaq.
A missão aos Estados Unidos, liderada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), teve como destaque a participação no evento “Launching Brazil Battery Materials – Lithium Valley: 1 year of production and social transformation”.
Este evento, ocorrido na última quinta-feira, dia 16 de maio na bolsa de valores Nasdaq em Nova Iorque, foi promovido pela Sigma Lithium e celebrou um ano do lançamento do projeto Vale do Lítio (Lithium Valley Brazil) pelo governo de Minas Gerais.
A Sigma Lithium, uma indústria verde que processa lítio no Vale do Jequitinhonha, promoveu a iniciativa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social das cidades no Norte e Nordeste de Minas Gerais.
O projeto tem como foco a geração de empregos e renda através da exploração do lítio, um mineral crucial para a transição energética global.
Em sua palestra, Flávio Roscoe enfatizou a importância da colaboração entre o setor privado e o governo para o desenvolvimento econômico e social, especialmente em regiões menos desenvolvidas como o Vale do Jequitinhonha.
Ele destacou como a exploração do lítio está transformando a região, anteriormente uma das mais pobres do estado, em um centro de prosperidade e desenvolvimento sustentável.
Roscoe ressaltou que a iniciativa privada é fundamental para promover a transição energética e ambientalmente justa, ao mesmo tempo em que contribui para a redução da pobreza e a promoção da prosperidade regional.
A CEO da Sigma Lithium, Ana Cabral Gardner, complementou a fala de Roscoe, agradecendo o apoio da FIEMG e destacando o impacto positivo da estrutura industrial implementada, que tem atraído de volta a mão de obra local, anteriormente forçada a migrar em busca de melhores condições de vida.
O evento também contou com a participação de outras autoridades e representantes do setor, como o Secretário Executivo do Ministério de Infraestrutura e Transportes, George Santoro, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fernando Passalio, o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
As apresentações destacaram os avanços e o potencial de crescimento da região, especialmente com a produção de lítio que teve início recentemente.
Além do evento na Nasdaq, a missão da FIEMG aos Estados Unidos incluiu diversas reuniões com investidores, com o objetivo de atrair mais investimentos para Minas Gerais, particularmente na área de infraestrutura, visando a geração de empregos e renda para a população do estado.