Ana Cabral é a Industrial do Ano 2024, pela Fiemg

Ana Cabral foi homenageada no Minascentro nas comemoracoes do Dia da Industria Balcao News Ana Cabral foi homenageada no Minascentro nas comemoracoes do Dia da Industria Balcao News
Ana Cabral foi reconhecida por sua liderança à frente do sexto maior complexo industrial produtor de lítio do mundo. Foto: Sebastião Jacinto Jr/Fiemg.

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) homenageou Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, como a Industrial do Ano em uma cerimônia realizada no Minas Centro, em Belo Horizonte, no dia 23 de maio. A condecoração, que integra as celebrações do Dia da Indústria, teve como tema “Atitudes que inspiram transformação”.

Ana Cabral foi reconhecida por sua liderança à frente do sexto maior complexo industrial produtor de lítio do mundo. Sob sua gestão, a Sigma Lithium tem se destacado por investir em tecnologia de ponta, soluções inovadoras e práticas sustentáveis. A empresa, situada no Vale do Jequitinhonha, tem alinhado sua cadeia produtiva aos desafios contemporâneos do século

Transformação social e preservação ambiental

A gestão de Ana Cabral é orientada pela transformação social e preservação ambiental. Sob sua liderança, a Sigma Lithium colocou Minas Gerais e o Brasil em uma posição de destaque no fornecimento de materiais essenciais para uma transição energética justa e inclusiva. A empresa tem como missão levar desenvolvimento e prosperidade à região do Vale do Jequitinhonha, uma das áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Minas Gerais.

Geração de empregos e desenvolvimento local

A Sigma Lithium criou mil empregos diretos e 13 mil indiretos na região. Através do programa “Volta ao Lar”, mais de 80% dos empregados são da população local. Este programa tem como objetivo reintegrar trabalhadores que haviam deixado suas cidades em busca de emprego. Além disso, a empresa lançou o programa de microcrédito “Dona de Mim”, que já permitiu que duas mil mulheres iniciem seus próprios negócios, aumentando a renda familiar.

A meta é beneficiar dez mil mulheres. A Sigma também apoiou agricultores familiares, fornecendo duas mil estruturas de irrigação e distribuindo três mil caixas d’água para as comunidades.

A sustentabilidade ambiental é um dos pilares da Sigma Lithium. A empresa é pioneira na produção do Lítio Verde Quíntuplo Zero, um produto único no mundo que não utiliza químicos nocivos, não emite carbono, não consome água potável, não utiliza energia a carvão e não gera barragens de rejeitos.

Este método preserva as águas do Ribeirão Piauí, utilizando água captada do esgoto do Rio Jequitinhonha, que é 100% recirculada. O processamento é realizado em uma planta Greentech, que fornece ao mercado global um lítio pré-químico purificado, ideal para baterias de veículos elétricos.

Impacto econômico e expansão

Em cerca de um ano de operação, a Sigma Lithium já apresenta resultados significativos. A produção anual de lítio da empresa é de 270 mil toneladas e está em processo de expansão para dobrar essa quantidade. O impacto econômico na região do Vale do Jequitinhonha também é notável, com um crescimento de mais de 20%, o mais alto de Minas Gerais.

Ana Cabral e a Industrial do Ano Balcao News
A gestão de Ana Cabral é orientada pela transformação social e preservação ambiental. Foto: arquivo pessoal.

Reconhecimento merecido

O prêmio da FIEMG é um reconhecimento à gestão exemplar de Ana Cabral na Sigma Lithium. Sua abordagem inovadora, focada em tecnologia, sustentabilidade e transformação social, estabelece um novo padrão para a indústria do lítio. Com suas ações, Ana Cabral inspira outras empresas e líderes a adotar práticas que promovam a transformação social e a preservação ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável e justo.

Leia mais:

Guilherme Abrantes é o candidato de Flávio Roscoe para presidir a Fiemg em 2025

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade