Iniciando um ciclo de apresentações no circuito urbano e cultural de Belo Horizonte, o FIT BH (Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua de Belo Horizonte) deste ano terá ainda uma programação de palestras e oficinas.
De 20 a 30 de junho, no FIT BH 2024, mais de 20 produções irão se apresentar ao público de Belo Horizonte.
Comemorando 30 anos de existência, o festival deste ano teve a curadoria de Assis Benevuto, Soraya Martins e Tina Dias.
Inclui no advento desta programação o que se nomeou de “Formativa e Reflexiva” – tratando-se de oficinas, palestras e seminário; sendo estes gratuitos (bastando se cadastrar antecipadamente a fim de participar do evento escolhido).
O festival em questão é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte com parceria do Instituto Odeon – que aparentemente, arvora suas produções em um caráter identitário muito interessado na pluralidade de convívio e interpessoalidade.
O que acaba refletindo diretamente no engajamento manifesto pelos espetáculos, bastante alinhados com uma política objetivamente social e culturalmente diversa, de um modo ou outro.
A abertura se dará com Papers! (da trupe espanhola Xarxa Teatre), nesta próxima quinta às 19h30.
Desde 1938, os trabalhos dirigidos por Manuel Vilanova e Leandre Escamilla possuem a natureza essencial de serem apresentados na rua: “Desde sus inicios, los directores de Xarxa Teatre optaron por la calle como escenario para sus espectáculos.”
O que não será exclusividade do Xarxa este ano, já que as companhias Marina Viana & Coletivo Bagunça (BH), Cia Ananda (BH), Cóccix Companhia de Teatro (BH), Pigmalião Escultura que se Mexe (BH) e Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS) também farão sua participação junto à pláteia presente nas ruas, sem a necessidade desta de comprar um ingresso para tanto.
A propósito da programação “Formativa e Reflexiva”, os destaques ficam por conta do Workshop Palestra sobre Produção, Gestão e Carreira (por Heloísa Marina) e do Seminário Salvaguarda – Encontro Pontes de Memória.
Ambos os eventos acima dedicados a profissionais ou entusiastas do campo artístico atuantes culturalmente.

Todavia, para um festival que se autoproclama “internacional”, há apenas 3 espetáculos vindos de fora do Brasil (averiguados na programação oficial do site), sendo estes respectivamente o já mencionado Papers!, Ñuke (CH) e o La Cocina Pública (CH).
Seja por iniciativa dirigida ou por agenda, esta é a realidade na qual agora nada se pode fazer, pois não?
Mas vale destacar aqui, por fim, a participação do formidável Grupo Giramundo com o espetáculo Os Orixás.
Há 50 anos fazendo um teatro clássico de marionetes, com aproximadamente 38 montagens distintas utilizando libretos e textos variados, o Giramundo entrará em cena nos dias 24 e 25.
Então, para aspirantes interessados em aprimorar-se com experiências compartilhadas ou meros espectadores empolgados com aquilo que há por vir neste 16º FIT BH, consultar toda a programação no site para mais informações:
https://portalbelohorizonte.com.br/fit/2024/o-fit
Tiago Boson
Multi-instrumentista autodidata, compositor, professor de música, pintor, ilustrador, escritor/poeta (não publicado).
E-mail: bosontiago@gmail.com
Instagram: @tiagoboson