A Câmara Técnica de Infraestrutura (CIF), do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Copam), aprovou, o licenciamento ambiental para as obras de expansão da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte e a implantação da Linha 2 na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Detalhes da Expansão e Licenciamento
- Linha 1: Expansão de 1,6 km do terminal Eldorado até a futura estação Novo Eldorado em Contagem.
- Linha 2: Traçado de 10,5 km que interligará a Linha 1 ao Barreiro, com sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro.
- Licenciamento: Aprovado com 11 votos favoráveis, permite que o projeto avance para a execução das obras.
- Início das Obras: As primeiras intervenções da Linha 2 estão previstas para começar em setembro de 2024, antecipando em 18 meses o prazo previsto no contrato original.
O licenciamento ambiental foi formalizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em 11/3/2024. Embora o prazo legal para análise seja de até seis meses, o processo foi priorizado e concluído em julho de 2024 devido à sua importância para o Governo de Minas e a população da RMBH.
A concessão, iniciada em março de 2023, tem duração de 30 anos. Durante este período, já foram implementadas melhorias como internet wi-fi nos trens e estações, sistema de bilhetagem digital, e reformas das estruturas físicas das estações, vias permanentes e rede aérea da Linha 1.
Investimentos e Financiamento
- Total Investido: R$ 3,7 bilhões ao longo da concessão.
- Fontes de Financiamento: R$ 2,8 bilhões do Governo Federal e cerca de R$ 440 milhões provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale após o rompimento da barragem de Brumadinho.
Em maio, o Governo de Minas anunciou a compra de 24 novos trens da empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, parte da CRRC Corporation Limited. Os trens, que serão entregues até o primeiro semestre de 2026, estarão equipados com o sistema de Operação Automática do Trem (OTA) e irão operar nas Linhas 1 e 2.
Atualmente, a frota do metrô de Belo Horizonte é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980, e dez da série 1000, que começaram a operar em 2015.
A implantação da Linha 2 e a expansão da Linha 1 devem melhorar significativamente a mobilidade urbana na RMBH, com uma previsão de atender mais de 50 mil usuários diariamente na nova linha, além de beneficiar os 100 mil passageiros que utilizam o metrô atualmente.