Um power trio em ascensão, o Trem Doido se apresentará neste sábado com um repertório dedicado ao rock das antigas e canções marcantes para as décadas menos distantes do passado.
Tendo como formação Marcos Vinicius na guitarra e vocal, Armando Barçante na bateria e Pedro Félix no baixo, a banda tem seguido um excelente caminho cultivado por rock and roll, companherismo, leveza e convites para realização de shows.
Graças à musicalidade da mãe, Marcos se viu envolvido diuturnamente pelas canções do rádio que ela escutava em casa. Fator essencial para sua formação de músico, segundo ele afirma.
Aos 10 anos, adotando o violão abandonado pelo irmão, ele iniciou seus estudos de forma autodidata, observando e executando os exercícios anotados que encontrara nos pertences do mesmo.
Aos 13 anos, tomou gosto pelo clarinete ao ponto de progredir o suficiente para ocupar a cadeira de primeiro clarinetista da banda local.
Marcos é natural do município de Raul Soares, Minas Gerais. No princípio do ano de 2022, ele também trabalhava como advogado e coordenava o Procon da cidade.
O projeto musical começou a delinear contornos modestos, ainda, a partir do momento em que surgiu Armando – também raul-soarense, mas residente em Belo Horizonte.
Cristina Condé, colega de trabalho e amiga em comum de ambos, então, intermediou o encontro dos dois.
“Aí passou meu contato pro Armando; Armando me chamou; e a gente começou a conversar: ‘Pô, cara…! Também tô a fim! E aí, como é que é?’ – Ah, vamo’ montar o projeto…”, conta Marcos.
Seguiu-se disto o advento de Pedro – que já era um bom amigo dele.
Sem pretensões de fama, apenas a intenção de realizar um bom som em conjunto, os amigos se destacaram sobremaneira. No que, naturalmente, a dinâmica artística tornou-se um tanto quanto mais vigorosa conquanto a agenda de shows mais intensa.
Armando Barçante também trabalha como gerente financeiro e em sua infância, praticou o teclado e o violão, inicialmente. Mas foi a bateria, desde seus 9 anos de idade, que lhe cativou o espírito até o tempo presente.
Aos 47 anos, manifesta honorável humildade através de suas palavras definitivamente axiomáticas:
“E ainda estou em desenvolvimento – vou te falar que cada dia aprendendo mais!”
Ele informa a respeito da metodologia empregada para que os ensaios e prosas de interesse mútuo aconteçam, haja vista os outros dois membros do trio morarem a quase 4h de Belo Horizonte:
“Nos finais de semana – na possibilidade –, a gente se encontra; a gente ensaia. E durante a semana – todas as terças-feiras – a gente tem uma reunião, onde a gente discute quais são os planos: os próximos shows, as próximas apresentações; o que se discute com relação a repertório… (…) com essa tecnologia de vídeo e áudio facilita bem o contato…”
Em outras palavras: ensaios online para manter a boa forma!
Todavia, as apresentações são presenciais!
O próximo show da agenda, este ano, será a partir das 19h, no sábado (17 de agosto) no Beerstock Pub (Av. Aggeo Pio Sobrinho, 20, no bairro Buritis).
Para mais informações sobre a agenda completa e movimentos do Trem Doido, siga-o em sua rede social: @tremdoido.oficial.
Clique aqui e confira a entrevista com o Trem Doido:
Tiago Boson
Multi-instrumentista autodidata, compositor, professor de música, pintor, ilustrador, escritor/poeta (não publicado).
E-mail: bosontiago@gmail.com
Instagram: @tiagoboson