Hoje, Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, abrem as inscrições para o programa gratuito “Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica”.
A iniciativa, financiada pelo edital 02/2023 da Lei Paulo Gustavo – BH Múltiplas Artes e Cultura, visa capacitar moradores de periferias e comunidades de Belo Horizonte em técnicas fotográficas, utilizando celulares como principal ferramenta.
A oficina, coordenada por Dalila Pires, tem como objetivo a formação de identidade, o reconhecimento dos territórios e a construção do pensamento narrativo.
Além de promover a cultura nas periferias e favelas de Belo Horizonte, o curso de 60 horas busca despertar bons sentimentos nos participantes e divulgar suas localidades para um público mais amplo.
Os módulos oferecidos incluem “Território e Identidade”, “Criação de Narrativas”, “Técnicas Fotográficas” e “Edição de Foto”. Após as aulas teóricas, os alunos serão incentivados a registrar as belezas e o cotidiano de suas comunidades.
Ao final da oficina, cada aluno terá uma foto selecionada para ser revelada e exibida por 30 dias no Centro Cultural Padre Eustáquio.
Posteriormente, as imagens serão expostas por mais 60 dias nos CRAS da Regional Pampulha, com exibição de 20 dias em cada localidade.
Essa é a segunda edição da oficina “Foto & Tal”. A primeira foi realizada em 2023, na cidade de Piranga, Minas Gerais, voltada para artistas e artesãos aprimorarem suas técnicas fotográficas para divulgação nas redes sociais.
Serviço: “Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica”
- Inscrições: 19/08/24 a 10/09/24
- Link: Formulário de Inscrição
- Público prioritário: Pessoas negras, mulheres, LGBT+ e PcD
- Local da oficina: Centro Cultural Padre Eustáquio
- Período da oficina: 17/09/24 a 21/11/24
- Dias: Terças e quintas
- Horário: 19h às 22h
- Público-alvo: Maiores de 18 anos, interessados em fotografia (não é necessária experiência)
- Certificação: Participação ativa e presença mínima em 70% das aulas.
Essa oficina oferece uma oportunidade única para moradores das comunidades locais desenvolverem habilidades fotográficas e expressarem suas histórias através da fotografia.