A plataforma “Atesta CFM” lançada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) busca modernizar e garantir a autenticidade dos atestados médicos no Brasil.
Com o uso dessa ferramenta digital, que será gratuita e de adesão obrigatória a partir de março de 2025, o CFM visa combater fraudes e irregularidades na emissão de atestados médicos.
Um dos destaques do sistema é a notificação em tempo real enviada aos médicos sempre que um atestado for emitido em seu nome ou com seu CRM. Isso permitirá que os profissionais identifiquem e cancelem rapidamente documentos fraudulentos. Além disso, a plataforma facilitará o acesso ao histórico dos atestados pelos profissionais e empresas, possibilitando a verificação da autenticidade dos documentos diretamente pelo sistema.
A ferramenta também trará benefícios no fluxo de entrega dos atestados, eliminando a necessidade de envio físico e permitindo que médicos encaminhem os documentos de forma digital às empresas.
Outro ponto relevante é a função de prontuário digital, que permitirá a consulta detalhada de todos os atestados emitidos em nome de um trabalhador.
Os testes do “Atesta CFM” começarão em novembro de 2024, com o sistema pronto para uso obrigatório em 2025, cobrindo desde atestados de saúde ocupacional até os relacionados à medicina do trabalho.