CCJ da Câmara tem parecer favorável para anistia aos participantes dos atos de 8 de janeiro

CCJ tem parecer favoravel sobre envolvidos em 8 de janeiro Vinicius Loures 11 09 Balcao News CCJ tem parecer favoravel sobre envolvidos em 8 de janeiro Vinicius Loures 11 09 Balcao News
justifica a anistia afirmando que muitas prisões desrespeitaram princípios jurídicos como a presunção de inocência. Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) apresentou um parecer favorável à anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

O substitutivo ao Projeto de Lei 2858/22, originalmente proposto pelo ex-deputado Major Victor Hugo (GO), prevê o perdão a todos os que participaram ou apoiaram os atos, incluindo apoio logístico, doações e postagens em redes sociais.

A proposta também beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é investigado por incitar esses atos.

Entre as disposições do substitutivo, segundo a Agência Câmara de Notícias, estão o perdão de crimes relacionados às manifestações, o cancelamento de multas, a manutenção dos direitos políticos dos envolvidos e a revogação de medidas que limitem a liberdade de expressão.

O parecer de Valadares justifica a anistia afirmando que muitas prisões desrespeitaram princípios jurídicos como a presunção de inocência.

O projeto ainda não foi votado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) devido ao início da Ordem do Dia no Plenário, adiando a análise do texto.

Leia mais:

Apostador de BH ganha na Lotofácil da Independência

LEIA TAMBÉM:  Coronel do Exército Brasileiro detido em Brasília por suposta ligação a tentativa de golpe

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade