ALMG quer discutir PPAG 2025 com a sociedade

Almg discute PPAG 2025 Guilherme dardanham Balcao News 15 10 Almg discute PPAG 2025 Guilherme dardanham Balcao News 15 10
O PPAG traz o planejamento da atuação do Estado para um período de quatro anos, mas é revisto anualmente para adequação ao orçamento do ano seguinte. Foto: Guilherme Dardanham/Almg.

A sociedade, está sendo convocada pelos deputados mineiros, desta vez para a discussão participativa da Revisão 2025 do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2024-2027.

O Plano indica onde e como o Executivo pretende investir recursos públicos, e sua revisão é uma oportunidade para os mineiros participarem dessa decisão e definir prioridades.

A programação começa nesta quinta-feira (17/10/24) com uma audiência conjunta das duas comissões envolvidas no processo: Participação Popular e Fiscalização Financeira e Orçamentária, às 9h30, no Plenarinho II da ALMG.

Solicitada pelo deputado Marquinho Lemos (PT), presidente da Participação Popular, a reunião vai debater o projeto de lei de revisão do PPAG, enviado pelo Executivo.

O PPAG traz o planejamento da atuação do Estado para um período de quatro anos, mas é revisto anualmente para adequação ao orçamento do ano seguinte. O atual plano foi elaborado em 2023 e, agora, passa por sua primeira revisão. Para Marquinho Lemos, esse processo é muito mais que uma ferramenta de planejamento.

“É um compromisso com as demandas reais da população, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de forma estratégica, transparente e voltada para o bem-estar coletivo”.

A cada ano, as sugestões recebidas de forma participativa são analisadas pela equipe técnica da ALMG e podem se converter em emendas tanto ao projeto do PPAG quanto ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como em requerimentos com pedidos de informações ou de providências a órgãos e entidades.

Marquinho Lemos enfatiza que as propostas apresentadas pela sociedade têm se transformado em políticas públicas concretas. Um exemplo disso, segundo ele, é que, em 2023, 93,44% das emendas sugeridas foram executadas.

Caratinga será primeira cidade

O passo seguinte da revisão do PPAG será a fase de interiorização, em cinco cidades: Caratinga (Rio Doce), Itaobim (Baixo Jequitinhonha/Mucuri) e Itamarandiba (Alto Jequitinhonha), Montes Claros (Norte) e Varginha (Sul). O primeiro encontro, em Caratinga, será no dia 18/10, na Faculdade Doctum (Rua João Pinheiro, 147, Centro). As inscrições já estão abertas e vão até 15 horas do dia 16/10.

A programação começa às 8h30, com o credenciamento, seguido da abertura às 9h30. Já a partir das 10h10, serão fornecidas informações globais sobre o planejamento do Estado. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentará o projeto de revisão do PPAG para 2025 com a distribuição regional e temática das despesas e abordará a execução das emendas por sugestão popular em 2023 e 2024 na região.

Após atividade de alinhamento, haverá exposição da consultoria da ALMG sobre Parlamento, planejamento e orçamento público. A partir das 11 horas, começam os grupos de trabalho, em dois temas: Agricultura e acesso à água e Cultura. Esses temas serão os mesmos para todos os encontros de interiorização

Os grupos de trabalho seguem em reunião após o almoço, com discussão das sugestões populares por subgrupo e apresentação das propostas formuladas. O encerramento está previsto para 17 horas.

Os demais encontros estão agendados da seguinte forma:

Itaobim – 21/10
Itamarandiba – 25/10
Montes Claros – 1º/11
Varginha – 4/11

Encontros  on-line são novidade

Paralelamente aos encontros no interior, a ALMG também realiza consulta pública para receber sugestões da sociedade, entre os dias 21/10 e 3/11, no Portal da ALMG. E entre os dias 22 e 24/10 e 30 e 31/10, promove encontros on-line de monitoramento, uma novidade dessa edição, abrangendo os vários temas das políticas públicas.

A transmissão, via youtube, é um ganho de transparência e de acesso às informações às pessoas que não podem estar presencialmente nos eventos.

A programação desses encontros segue lógica semelhante à da interiorização, com exposição do Executivo sobre o PPAG e as principais entregas previstas em cada temática. Também serão repassadas informações sobre a execução dos projetos oriundos das sugestões populares. Haverá ainda, espaço para perguntas e respostas.

Os encontros serão divididos por temas, conforme abaixo:

Data Horário/Tema
22/10 (terça)
* 9 horas – Saúde (inclusive Drogas)

* 14 horas – Cultura e Turismo

23/10 (quarta)

* 9 horas – Agricultura, Pecuária e Abastecimento

* 14 horas – Educação e Esportes (inclusive Educação Superior)

24/10 (quinta)

* 9 horas – Segurança Pública

* 14 horas – Desenvolvimento Social 1 (Assistência Social; Trabalho, Emprego e Renda; Segurança Alimentar)

30/10 (quarta)

* 9 horas – Infraestrutura e Mobilidade (Transporte e Trânsito; Municípios e Desenvolvimento Regional)

*14 horas – Meio Ambiente (inclusive Saneamento Básico)

31/10 (quinta)

* 9 horas – Desenvolvimento Econômico (inclusive Energia; Ciência, Tecnologia e Inovação)

* 14 horas – Desenvolvimento Social 2 (Direitos Humanos e Habitação)

Com isso, os encontros presenciais em Belo Horizonte serão realizados somente na parte da tarde, facilitando a participação de quem não pode se ausentar um dia inteiro de suas atividades e de quem tem dificuldades para garantir o custeio das refeições fora de casa.

Essas reuniões na Capital ocorrerão entre os dias 5 a 8/11, na Escola do Legislativo (Avenida Olegário Maciel, 2.161 – Bairro de Lourdes). As regras para participação nos grupos de trabalho ainda serão definidas.

A Revisão para 2025 do PPAG será encerrada com nova audiência conjunta das Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que receberão os relatórios com as sugestões populares ao projeto de lei do PPAG. Essa reunião será no dia 12 de novembro, às 14 horas, no Auditório do andar SE.

Leia mais:

Azeites de Minas entre os melhores do mundo

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade