Na próxima segunda-feira (11/11/24), a partir das 9 horas, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais faz debate público com o tema “Privatização na rede estadual pública de educação e os impactos para a comunidade escolar”.
Além da abertura, estão previstas duas mesas. A primeira vai abordar os modelos de privatização. Entre os quatro expositores, estão confirmados o assessor jurídico da Confederação Nacional Trabalhadores em Educação (CNTE), Eduardo Ferreira, e a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, Walkiria Mazeto.
Durante a segunda mesa, será apresentado um balanço dos processos de privatização em curso na rede estadual de educação. Há cinco expositores e quatro debatedores convidados para participar.
Além do economista e coordenador técnico do Dieese do Sind-Ute/MG, Diego Rossi, e do secretário estadual de Educação, Igor Rojas, devem estar presentes especialistas no projeto Somar, da gestão do governador Zema.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Diniz, e a promotora Ana Carolina Coelho também confirmaram presença no debate.
Responsável por solicitar a reunião, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) justifica, no requerimento, que o objetivo do evento é refletir sobre o “cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação e a oferta da educação pública, gratuita e de qualidade”.