A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá debater nesta segunda-feira em audiência pública, os impactos ambientais, sociais e econômicos de um novo empreendimento imobiliário de alto padrão em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.
A reunião, solicitada pelo deputado Leleco Pimentel do PT.
O empreendimento, que envolve a construção de um condomínio de luxo em uma extensa área de Mata Atlântica anteriormente vendido pela Usiminas, gerou polêmicas, principalmente devido ao preço da transação, considerado muito abaixo do valor de mercado.
Além disso, o licenciamento urbanístico, aprovado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano e pela Agência Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), tem levantado suspeitas de favorecimento, pois foi prazo com uma velocidade incomum, suscitando questionamentos sobre o cumprimento das normas.
O deputado Leleco Pimentel ressaltou a importância de discutir os impactos desse projeto para garantir que ele não privilegie interesses privados em detrimento do bem-estar coletivo e da preservação ambiental.
O debate se concentrará em esclarecer como se deu a aprovação do empreendimento e se o licenciamento está em conformidade com os requisitos da Zona de Interesse Econômico (ZIE) da região.
Foram convidados para a audiência pública representantes da ARMVA, das Secretarias de Estado de Governo e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Associação Mineira de Municípios (AMM), além das autoridades municipais de Coronel Fabriciano.
A audiência será uma oportunidade para que a população e as autoridades discutam as previsões e as repercussões